segunda-feira, 29 de julho de 2019

Muito obrigado, Sony!!!

Comprei com suado dinheirinho um cartão de R$ 250,00 pra enfiar quase inteiro na PSPlus! Só que, dois dias após a compra, fui inserir o código... surpresa: o sistema informou que o cartão já foi usado.

Resolvi consultar o site da PSN, que oferecia os serviços de Chat online (com restrição de horários), a página no Twitter, e o 0800. (Porcarias que eu não vou linkar aqui, porque este post é sobre um desserviço, e não o contrário).



No twitter, pediram especificações e ficaram de entrar em contato. Dias depois, sem retorno.

O Chat só funciona em horário e dia comercial, eu trabalho, então, sem chance.

Abri um protocolo pelo 0800 da PSN (ou da Sony, se preferirem), disseram que entrariam em contato comigo pelo e-mail que tenho cadastrado. Dias depois (e, bem, já se passaram duas semanas desde a compra), recebo o e-mail da PSN dizendo que precisam da nota fiscal da compra para verificarem a validação do meu Voucher.

O problema é que, 14 dias depois da compra, dificilmente eu teria essa nota fiscal. E, de fato, não a encontrei. Mas procurei pela Wallmart, que foi onde eu comprei o Voucher, e pedi uma segunda via da nota fiscal. Infelizmente (para mim) o pessoal do Wallmart só localizou 16 dias depois do pedido, o que apontou para 1 mês de protocolo pendente na PSN.

No dia seguinte fui dar continuidade ao protocolo, e recebi a notificação de que ele havia expirado. [Aqui, faço uma pausa porque estou lembrando do quanto praguejei em todos os idiomas que conheço e em todas as afrontas sexuais que acredito que as mães dos administradores da PSN devem ter feito ao longo de suas vidas.]

Aberto novo protocolo com a PSN. Dois dias depois, um novo e-mail de resposta solicitando a mesma documentação de antes, o que não me surpreendeu. OK, dessa vez estava tudo à mão. O pessoal do Wallmart, tão solícito, disposto a me ajudar com as barreiras burocráticas, ainda me deu uma Declaração de Compra, para legitimar a segunda via da Nota Fiscal da Compra. Tudo enviadinho da Silva, achei que dormiria tranquilo.

Mas... Porra nenhuma! Recebi um e-mail da PSN me dando o novo código do Voucher. Vejam vocês:

Isso mesmo: "O código de seu Voucher é: [um grande espaço em branco mandando eu me ferrar]".

Daí liguei novamente para o 0800 da PSN. O atendente me explica que "Lamentamos muito, mas isso significa o indeferimento de seu pedido, mas você pode entrar em contato com a loja em que fez a compra para que façam uma reavaliação por lá.

Entrei novamente em contato com o Wallmart, que passou a contatar seu fornecedor com cópias pra mim. Pediram os protocolos de atendimento. Eu os encaminhei. Depois, o fornecedor me informou que esse protocolo (a imagem acima) não é um protocolo de encerramento de atendimento.

Os atendentes disseram que é sim. O fornecedor diz que não é, logo, não pode me ajudar. O negócio foi migrar para o PROCON.



O PROCON me pediu documentação para um cadastro (o que foi ótimo, porque eu pedi um dia de folga do trabalho pra resolver toda essa merda, logo eu ia adorar passar o dia atrás de cópias e comprovantes). Duas horas depois, voltei à fila do PROCON, com tudo pronto.

Outro atendente do PROCON tentou contato pelo 0800, sem sucesso. Mais 4 tentativas, sem atendimento. Então ele me explicou que o PROCON pode multar o estabelecimento, mas para uma empresa como a SONY, isso seria muito leve e não me resolveria nada [ou seja, porque diabos eu peguei todos aqueles documentos, já que não ia dar em nada???]. Por último, entregou-me um protocolo descritivo e me aconselhou a procurar o Tribunal Especial (o de Pequenas Causas). Com as poucas horas que me restavam da folga, parti para o Foro da minha cidade.

Chegando lá, a moça que me atendeu olhou a documentação que eu tinha "por cima". E abriu um protocolo para abertura de um processo de pequenas causas, me perguntando o endereço da Sony. Obviamente, eu não sabia, pedi para olhar no Google (pelo celular), mas alguma coisa estava impedindo a área do meu telefone.



Não me restou outra alternativa, senão sair do prédio e achar um ponto mais alto, em busca de sinal. 100 metros depois, consegui, tirei print do endereço e corri de volta para o atendimento do JEC. A mesma moça me pediu para escrever o endereço [aparentemente, tudo é pra dificultar ou foder com a minha vida, mas tudo bem...]. Escrevi, a moça passou os dados para um computador, tirou cópias das minhas cópias e me perguntou o que eu queria no processo.

- Só um cartão novo, que funcione. Ou o dinheiro, eu compro outro e não reclamo de nada. [Sim, eu sou um pamonha completo.]

A moça me entregou o protocolo com o número do processo. Estava marcada então uma Conciliação, para que não virasse um processo com testemunhas, advogado e tudo mais que tem-se direito.

Dia da Conciliação. A Juíza me chama. Chama "o representante da Sony". Se trata de uma preposta judicial. A juíza pergunta para a preposta: "Há alguma proposta a apresentar para a parte autora?"

A preposta me olha, põe a mão no rosto, escondendo o riso [de fdp que é!] e diz: "Não.", levanta e vai embora. Simples assim.

A Juíza pergunta o que eu quero fazer, já que minha Conciliação virou um processo. Digo que quero um advogado, e agora mudarei o pedido para uma indenização. Ela concorda e me dá instruções para um advogado da Defensoria Pública.



Porra, Sony. Sou cliente de vocês há anos, e este blog é uma prova cabal disso. Talvez com os R$20.000 que vou pedir de indenização, eu aproveite para vender meu PS4 e compre um Xbox One.

Talvez vocês me vejam no futuro queimando um PS4 inteiro no Youtube. Nah, talvez eu só venda o PS4... sei lá. Mas estou muito, muito chateado com o que vocês fizeram.

R$ 250,00 não fazem diferença pra vocês, mas pra mim, sim. Espero honestamente que a Justiça me ajude, porque a audiência já está marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!