quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Os mestres da nossa querida ficção!

Minha última postagem havia sido sobre o dia dos professores, disso vocês lembram, né? Se você não desejou parabéns para nenhum dos seus mestres, meus mais sinceros desejos que você pegue lepra galopante ou que seus olhos rolem dás órbitas direto para o chão e que você, em desespero, pise em cima deles. De nada!

...

Sabe, andei pensando muito aqui com os meus botões: faltam menos de 5 anos para que eu vire um quarentão. Eu fico pensando em que tipo de velhinho eu irei me tornar, quando os cabelos brancos chegarem em abundância. (Chegarem em demasia, não na bunda! Por favor!!!)

Vocês já cansaram de ler a respeito de games e animes aqui no blog, então decidi falar sobre eles, os mestres das ficções que este espaço mais respeita.


Kesuke Miyagy - Karatê Kid
 
Isso aí! Vamos começar com o pé direito! O Sr. Miyagy foi a primeira referência respeitável que encontrei no cinema à arte que considero suprema! Sem contar que a história de Miyagy é bonita e tradicional, como japonês autêntico. Além do mais, ele é interpretado pelo Pat Morita. Tem que ser um velhinho casca-grossa pra ser interpretado por ele. O Karatê Kid era tão foda que virou até desenho animado do início da década de 90.



Upgrade: Karatê Kid teve um remake que não chega perto do clássico, mas vale a tentativa. O Sr. Miyagy foi categoricamente substituído pelo Sr. Han, que é ninguém menos que Jack Chan.








Gouken - Street Fighter
Imagine um post meu nesse blog que mencione coletânea de games e não cite a CAPCOM ou Street Fighter. Não consegue, né? Nem eu. O mestre Gouken é ninguém menos que o mestre de Ryu e Ken! E o homem começou como uma pegadinha de uma revista de games, mas acabou ganhando popularidade absurda e incontrolável! Gouken mestrou-se no karatê do mestre Gotetsu, juntamente com seu irmão mais novo, Gouki. O mestre acabou morto, Gouken sobreviveu ao ataque de Gouki, que daquele momento em diante chamou-se Akuma. E você? Você sobreviveria ao ataque do homem que se auto-denomina "Demônio". Não... você mal sobreviveria a um ataque da Sakura.


Upgrade: Gouken era apenas um personagem secundário entre os lutadores, mencionado em pequenas referências... até que em Street Fighter IV ele se tornou um personagem jogável. E simplesmente foda!




Jinrei Wang - Tekken


Apesar da fragilidade do corpo, Wang é um mestre do Xing Yi Quan, que é uma das mais formosas artes marciais chinesas, junto ao Tai Chi Chuan. Sua técnica consiste em usar a força interior e canalizá-la nos pontos de ataque (punho, palma, pé, etc.). A idade atrapalha, mas o velho mestre não deixa de treinar um único dia. Seu final mais bonito está em TEKKEN 5, quando Jinpachi morre em seus braços, depois de ter voltado do inferno na forma de demônio.








Upgrade: Wang morreu em TEKKEN  6 de forma muito digna, tentando limpar a herança mortal dos Mishima. E seu legado continua através da nova geração, com Ling Xiaoyu.





Heihachi Mishima (Tekken)

Os vilões também tem vez! Heihachi é o principal antagonista da série de jogos de luta Tekken. Se existe um torneio, tem dedo dele. E se tem dedo dele, tem treta! Olha que família massa: filho de Jinpachi Mishima, pai de Kazuya Mishima e Lars Alexandersson, marido de Kazumi Mishima, pai adotivo de Lee Chaolan, avô de Jin Kazama... ufa! Ele luta com o poder do Estilo Mishima de Karatê (um estilo próprio, com influências de Goju-Ryu e Shotokan). É o fundador é comandante do esquadrão Tekken Force. Das 6 edições, ele comandou o primeiro, o terceiro e o quarto torneios Rei dos Punhos de Ferro (não comandou o segundo, o quinto e o sexto torneios, pois foram organizados por Kazuya, Jinpachi e Jin, respectivamente).






Upgrade: Heihachi já fez fusão com Ogre (TEKKEN 3) e já foi dado como morto, retornando triunfalmente (olha como eu falo bonito!).






Mestre Kame - Dragon Ball
Quando ainda nem se sabia da origem extraterrestre de Goku, Mestre Kame apareceu com um treinamento quase desumano, aliás, se não fosse o Kuririn, eu diria que não é possível para um humano passar por tudo aquilo. Mas, minha nossa! O Mestre Kame era um colecionador de itens místicos que ele não conseguia conservar (a fênix imortal morreu, o leque dos ventos foi estragado, e possivelmente a Dragon Ball seria vendida para uma prostituta se não fosse a percepção da Bulma), o homem mais forte do mundo por um longo tempo, e também era um dos grandes alívios cômicos da série. Você ia querer um professor como o Mestre Kame... considerando que ia gargalhar diversas vezes... mas com certo custo-benefício.





Upgrade: Mestre Kame deu novamente as caras encarando o exército de Freeza no novo anime Dragon Ball Super.





Sr. Kaio (Dragon Balll Z)


As coisas iam mesmo ficar pretas na Terra. Em um ano, os Sayajins chegariam e massacrariam a humanidade. Mas Goku era bonzinho e morreu, e foi para o céu, e lá foi enviado à casa do Sr. Kaio, que apesar de poder se manter alheio à situação da Terra, deu um apoio moral e ensinou Goku algumas técnicas que fizeram a diferença na hora de salvá-la. E foi por um triz... quase que Vegeta e Nappa levaram a melhor.









Upgrade: Apesar do senso de humor bastante questionável, o Sr. Kaio conhece vários deuses, incluindo Bills, o Deus da Destruição. Goku (mesmo chegando ao nível Sayajin 3) ainda respeita (e até toma uns cascudos do Sr Kaio).




Mestre Tung Fu Rue (Fatal Fury - KOF)

Você deve saber disso, mas a galera da SNK é fã de carteirinha da saga Dragon Ball (isso explica o espalhafatoso kimono de Ryo Sakazaki, baseado no do Goku). Por isso, a imagem do Mestre Tung foi baseada no mestre Kame, como também alguns de seus golpes. No anime de Fatal Fury, ele se sacrifica para que Terry aprendesse a técnica Hakkyoukuseiken (tão difícil quanto seu nome, que nunca foi usada por Terry em jogo nenhum, apenas por Tung e por Krauser). Em Fatal Fury 1, o Mestre Tung consegue se transformar em um velho marombado, já nas versões posteriores (Real Bout, Fatal Fury Special, etc.) , ele só usa a metamorfose por alguns décimos de segundo.





Upgrade: Mestre Tung tornou-se um dos competidores do torneiro The King Of Fighers XIV, com direito a recrutar dois alunos como componentes do grupo. Ele também é o guia contra uma das principais tretas desse KOF, consultado por Kyo, Terry, Nakoruru e seus próprios discípulos.





Takuma Sakazaki (Art of Fighting - KOF)
O mestre Takuma também não ficaria de fora desta lista! Viúvo, Takuma cuidou dos filhos Ryo e Yuri com mãos-de-ferro, mas também os preparou para a vida de luta ensinando-lhes o Karatê Kyokugen. Takuma também treinou Robert Garcia, um dos primeiros ídolos deste que vos escreve. Takuma também teve um passado obscuro, devendo uma grana para Geese Howard e Mr. Big. Cedendo a uma certa chantagem, Takuma pôs uma máscara de Tengu e usou toda a sua perícia em artes marciais para combater seus melhores alunos, sob a alcunha de Mr. Katate. Vencido, Takuma continuou fazendo parte de jogos como The King of Fighters, vezes como integrante do Art of Fighting Team, vezes como participante dos finais desse mesmo grupo, como também como alívio cômico. Em KOF 2003, foi brutalmente atacado, sem se saber ao certo quem teria sido o homem que o ferira, sob fortes indícios de que tenha sido Eiji Kusaragi, mas nunca confirmado.




Upgrade: Takuma voltou em grande estilo em KOF XVIII. Não está em KOF XIV, mas faz participação no final do AOF Team e possivelmente ainda há de voltar.






Kim Kaphwan (Fatal Fury - Real Bout - KOF)

Assim como Takuma, Kim também treinou os dois filhos, mas não passou pelos perrengues do mestre anterior. A julgar pelo jeito que os filhos lutam, sim, foi um bom mestre. Kim tambem tentou reabilitar Choi Bounge e os ex-capangas de Geese: Raiden e Hwa-jay. Sem jamais largar seu senso de justiça, Kim continua sua luta em nome dela, acreditando que o Tae-kon-do seja a arte marcial suprema e prometendo divulgar essa ideia quando vencer o torneio do King of Fighters.





Upgrade: Kim está em KOF XIV agora ao lado de seu próprio mestre Gang-Il, membro da cadeira dourada da Federação Mundial de Tae-kon-do. Vendo a luta entre os dois, tem-se a impressão que aluno superou professor. Ele também tem no seu novo time uma gost..., digo, bela moça de família.



Okina (Samurai X)


O mestre Kashiwazaki Nenji  (Okina) é um excelente lutador e estrategista talentoso, deveria a ser o próximo líder da Oniwabanshuu (grupo de ninjas oculto), mas recusou a posição, recomendando  Aoshi Shinomori fosse o próximo líder. E se torna um espião em Kyoto coletando informações, sendo também líder em exercício (com a retirada provisória de Aoshi), como também líder positivo da nova Oniwabanshuu, que não chega a ser uma organização tão séria, mas um grupo de apoio à população de Kyoto. Já aposentado, ele desiste dos seus métodos de combate, e agora vive pacificamente no Aoiya (a sede da Oniwabanshuu que agora é um hotel). Okina ajudou a criar Misao Makimachi, após um pedido feito por Aoshi (antes de entrar nas sombras).


 



Upgrade:  Apesar da nova geração que Okina defendia, Okina vence a morte pós um duelo contra Aoshi. Pouco antes disso, ele ainda ajudou Kenshin a reencontrar o ferreiro que fez sua Sakabatou e seu antigo mestre. E é claro que eu estou falando de...





Seijuurou Hiko (Samurai X)

O antigo instrutor de kenjutsu de Kenshin Himura e 13º e último representante do estilo Hiten Mitsurugi Ryuu, dedicou parte de sua vida criando e ensinando seu estilo de assinatura para Kenshin. Seu olhar imponente, sua proeza inacreditável de luta e seu ego são partes do seu caráter, considerado pelo próprio autor como o personagem mais forte do mangá/anime.






Upgrade: Hiko derrotou o gigante Fuji com um único golpe e Hiko se torna instrutor de Kenji Himura filho de Kenshin e também de Yahiko, pouco antes de Kenji nascer.






  
Genkai (Yuyu Hakushô)


Grande mestra das artes marciais, Genkai é dominante do Leiko Hadouken, e leva o protagonista Yusuke Urameshi ao extremo da força física e espiritual. Não satisfeita em ensinar-lhe, Genkai também se torna uma amiga de Yusuke, participando do legendário Torneio das Trevas. Em uma ocasião particularmente especial, Genkai dá sua vida em uma batalha, em nome do futuro do aluno.


Upgrade: Genkai organizou seu próprio torneio (para nomear seu sucessor) em um episódio recheado de easter eggs relacionados aos lutadores de Street Fighter II (ou seja, os melhores lutadores do mundo queriam aprender sua técnica).



Genryūsai Shigekuni Yamamoto (Bleach)



Líder do Gotei 13, fundador da Academia Shinigami e autoridade máxima da Soul Society, Gerusai foi mestre de Shunsui Kyōraku e matou alguns Espadas apenas com um golpe (que ele alegou "forte por respeito"). Seu corpo é coberto por músculos, que por sua vez são cobertos por cicatrizes, mostrando mais de mil anos em batalha.







Upgrade: Embora seja um conservador seguidor de regras (de acordo com sua filosofia, as leis foram feitas para que se mantenha a ordem), na batalha pela cidade de Karakura, ele lutou ao lado de Ichigo (contrariando a filosofia), mostrando ao rapaz a importância de sua participação na Soul Society.





Urahara Kisuke (Bleach)



Ele já foi um dos membros mais importantes da Gotei 13, mas foi traído por um de seus capitães. Atualmente, Urahara é proprietário de uma loja com artigos espirituais e seus principais clientes são do mundo espiritual. Porém, em tempos de crise, Urahara mostrou seu talento como mestre, ensinado suas técnicas a Ichigo através de um rigoroso treinamento. Também é um grande gozador. Parte de seu treinamento submeteu Ichigo a humilhações e tirações de sarro.






 




Upgrade:Urahara selou Aizen em sua batalha pela cidade de Karakura e recebeu o respeito (de volta) da Soul Society.





Menções honrosas:
Piccolo: foi mestre do Gohan, mas como ele se tornou um grande bunda-mole, não ficou na lista.
Gohan: foi mestre de Goten, mas, por motivos já explicados acima, também ficou de fora.
Kazuya: ficou de fora devido à capacidade de tentar matar o(s) filho(s) regularmente.
Rei Vegeta: deve ter sido o mestre de Vegeta. Nunca vimos uma cena em que ele ensina algo... por isso, fora da lista.
Kaio Shins: ensinaram Gohan a lutar com a espada Z... já sabem o resto.
Baek: foi professor Tae-kon-do de Hwoarang. Mas os dois se acham demais...
Chun Li: ensinou kung-fu a uma porção de órfãos. Nenhum ficou famoso (ainda).
Gen: assassino que supostamente teria ensinado parte de sua técnica a Chun Li. Supostamente.
Richard Meyer: capoeirista, mestre de Bob Wilson. Ambos ruins pra cacete.
Professor Girafales: Outro grande mestre,  mas não achei nada interessante sobre ele a ponto de ser publicado. A não ser pelo suspeito fato de tomar tanto café com a viúva do 14. 

Gostaram?
Faltou alguém!
Mostre que você é um mestre: deixe aí um comentário!

Um comentário:

  1. 1 - Saudades do Sr. Myagi!
    2 - Foi ele quem inventou o haduken!
    3 - Parece gente boa, pena que a história termina mal.
    4 - Feio. E vilão tem que ser feio!
    5 - Faltou falar que ele é tarado.
    6 - Quando eu morrer, quero conhecer o Sr. Kaiô!
    7 - Parece um mestre comum, mas que gatinho aquele aluno de cabelo verde... Mmm!
    8 - Viúvo? Ele nem parece velho!
    9 - Esse eu sei que é jovem! Você já falou dele antes!
    10 - Parece um vilão, mas se ajudou o Kenshin, deve ser do bem.
    11 - Eu não lembrava do nome dele! Hiko... apesar do corpo dele ser feio, eu acho ele um homão! *_*
    12 - Yuyu hakushô! Desenterrou essa, Bier! Que legal!
    13 - Outro que aprece vilão! Quando eu vi pela primeira vez, quero dizer... pensei que ele era um líder mau!
    14 - As melhores piadas são as dele!
    15 - A lista achei boa, mas também achei um pouco de falta de consideração com o Gohan, porque ele já salvou a Terra, lembra? E o Gohan se tornou professor também, então eu pensaria duas vezes antes de falar assim dele.

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!