quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Bojack Horseman e o fim de uma era da Netflix

(Publicado originalmente em fevereiro de 2020)

Então, em 2020, é publicada a última temporada de Bojack Horseman. Hoje, separamos uns minutinhos para fazer algumas considerações sobre a série da Netflix.

Quem diabos é Bojack Horseman?


image.jpeg
Metade cavalo, metade homem deprimido…

Além de ser um homem-cavalo, Bojack é o personagem que dá nome à série. Bojack é uma ex-celebridade. Ele era um ator de nível B, devido a um seriado produzido e exibido nos anos 90 – “Horsing Around”. Seu seriado era nos moldes desses seriados que assistíamos no SBT, como “Três é demais” ou “Blossom” (embora eu prefira gigantescamente a primeira comparação, gosto mais do segundo exemplo).



Esse figurino não é a cara dos anos 90?

No entanto, no encerramento de Horsing Around , o personagem de Bojack tem um final trágico e mal-dirigido (o que é uma das grandes piadas da série), com uma “lição de vida” – tão presentes nesse tipo de seriado – completamente avessa a qualquer outra antes exibida.


 - Você ainda está aqui?
- Eu estou aqui nos últimos 4 anos. Dormindo no seu sofá.

Bojack, 2014

Saindo dos anos 90 (afinal, a série começa em 2014), parece que Bojack passou os anos 90 usando drogas e bebendo, e sua fortuna ainda perdura por mais desses 14 anos. Ele acorda de mais uma ressaca, de mais uma festa e com a notícia de que seu estilo de vida está com os dias contados. Sua série não é exibida há anos, não há mais entradas de valor significativo em sua conta, o que reduz sua fortuna à apenas sua casa.

Bojack ainda tem um amigo morado consigo, Todd, que é maluco ou idiota, ou os dois. Todd dormiu em sua casa após uma festa e ficou lá até ser expulso (meses depois), mas considerava Bojack seu melhor amigo.

Sua agente e ex-namorada Princesa Caroline, tentando ajudar, sugere que ele escreva uma auto-biografia para que arrecade com a venda do livro.


Procrastinando o máximo que pode, Bojack vê os dias passando com tranquilidade. Sua agência deu-lhe 6 meses para a concepção da auto-biografia. E ele, obviamente, deixa pra realizar a tarefa nas últimas horas do último dia.

Por isso, é apresentado a Diane (leia “Daiene”) como sua personal ghost writer, patrocinada pela agência. Assim que começam, Diane percebe o ego de Bojack é seu maior inimigo: ele só tem lembranças horríveis da infância, das bebedeiras intermináveis, da maneira horrível como tratou as pessoas enquanto tinha sucesso, e da maneira horrível em que foi negligenciado pelos pais.


Nem Diane aguenta uma pessoa tão depressiva.

Ao longo da série, se percebe que Bojack gosta da escritora, mas quanto mais ela o conhece, pior fica sua situação perante ela. Seu maior choque é quando descobre que ela é namorada do figurão Sr. Peanutbutter (que é metade cachorro, metade homem). Esse personagem é fã de Bojack e no fim dos anos 90 iniciou um programa muito parecido com Horsing Around.


Bojack às avessas

 - Bojack Horseman? O que é isso? Um episódio crossover?

Já o Sr. Peanutbutter é distraído como o cão que é, não consegue ser uma pessoa séria ou inteligente, tudo sob sua ótica é motivo para alegria e/ou festa. Enquanto Bojack é um grande reclamão, o Sr. Peanutbutter acha tudo maravilhoso. Até os xingamentos de Bojack são ignorados ou respondidos como elogios.

Descobrindo que ele é namorado de Diane, Bojack se decepciona de maneira monstruosa: uma garota que tanto lhe agrada é ligada intimamente com um ser que ele absolutamente NUNCA vai ser.


E sobre o que é a série?

Em um resumo, Bojack Horseman é uma crítica social à postura da mídia (em especial, Hollywood) sobre seus astros. Mas é também uma grande metáfora sobre a vida.

O pequeno Bojack e a felicidade dos seus pais.


Merda acontece. E a série não suaviza, tampouco terceiriza a culpa do protagonista sobre suas ações ou péssimas escolhas. Embora os personagens sejam, em grande maioria, incompreendidos por seus pais. Bojack carregou o fardo de “ter destruído a vida dos pais”, lembrado por eles o tempo todo. Diane era ridicularizada pelo pai para que seus irmãos não se sentissem inferiores; Todd não era aceito por sua mãe por ser pouco centrado e um fracasso escolar…


Um dos episódios mais icônicos da série.

Por consequência, a série é também uma concha de retalhos sentimentais muito precisos e ao mesmo tempo imensos!

Bojack à procura de um novo ramo artístico.

Diane precisa entender que seu trauma não pode a definir, e que está tudo bem se não for feliz o tempo todo. Todd precisa amadurecer, mesmo que não saiba por onde começar. Princesa Caroline precisa aprender que é autossuficiente e que sua vida pode progredir se ela assim desejar, com ou sem um amor.

E Bojack…

A Netflix preparou 6 temporadas da série. Nelas, vemos Bojack tentar e errar muitas vezes. Vemos colher frutos muito ruins de sementes horríveis que ele semeou no passado. Mas vemos também arrependimento e redenção. E é isso que torna o seriado tão bom: você não aguarda um final feliz.


Outro episódio icônico. (Mas sem spoilers!)

E você que é usuário da Netflix, dê uma chance ao homem-cavalo. Os primeiros episódios serão um pouco maçantes, mas aos poucos você criará identidade com um ou mais personagens, verá que alguns dos seus amigos também parecem com alguns deles.

image.jpeg
- Mas quando vai ter um castelo de cartas?

Para aprender a gostar, corra até o menu e peça pelos trailers. Há alguns pequenos curtas, como o teste para um papel importante que Bojack tenta em House of Cards. E é maravilhoso ver como ele fracassa miseravelmente!

E o final?

Bojack termina na 6ª temporada. E eu prometo não dar spoilers aqui, mas o que vemos é um final na medida certa. Todos eles alcançam o que precisavam? Não vem ao caso. E muita coisa só pode ser interpretada individualmente.

Enquanto isso, fóruns e membros do facebook discutem suas metáforas. Alguns episódios mexem com a depressão, outros com a indignação. Enfim, o que posso garantir é que não faltam emoções humanas. Mesmo que às vezes partam de um cavalo. Ou de um cachorro. Ou de uma gata cor-de-rosa.




Bojack Horseman se encerra como uma das melhores séries que a Netflix tem a oferecer. Seu investimento foi um pouco caro para a plataforma, mas 6 temporadas parecem de um bom tamanho. E a história tem início, meio e… continuidade, tudo em uma dose certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!