sábado, 4 de fevereiro de 2017

The King of Fighters XIV – o Dossiê Verse

Eu estava prometendo pra vocês um longo texto sobre Verse, o chefão lafanhudo do KOF XIV. Por respeito a vocês que vem até este blog para ler a respeito de jogo e historylines, decidi que faria uma pesquisa antes de postar sobre esse chefe, já que ele parece apontar para mais perguntas do que respostas. Mas acabou a procura! Apresento-lhes o resultado da pesquisa.

Mas antes, um aviso da produção:

NÃO SE ESQUEÇAM QUE NESTE TEXTO, O SPOILER VAI COMER SOLTO!!!
Obrigado.

Neste texto, eu pretendo atacar como co-autor, porque a verdade é que eu retirei a maior parte do Arsenal Fighters, de autoria do Lucas P., página da qual eu não vou recomendar, porque vocês vão lá, ler todo o conteúdo dele e nunca mais virão falar de KOF comigo. E eu sou ciumento e carente... muuuito carente... er... Como eu dizia, a teoria do cara é muito boa. Tão boa que, na verdade, não consegui desfazer ou achar pontos muito discrepantes em relação ao que eu penso sobre esses eventos. Então, ao ler o texto dele, ao qual dei muuuuita razão, combinei com um pouco das minhas pesquisas e, eis o texto. Mas o mérito mesmo é dele, não posso ficar com esse crédito. Por favor, fiquem aqui e acrescente sua opinião e sua pesquisa a respeito deste KOF que reabre todas as sagas anteriores simultaneamente.

Vamos começar?

Anteriormente, no KOF XIII:
Heidern suspeitava que poderia haver algum problema ou manifestação sobrenatural no 13º torneio, mas tudo que ele vê é que é uma grande energia emana do Coliseum, que a princípio não significa nada, então ele dá sua missão por encerrada. Isso porque o evento no portão de Orochi (no Rose Stadium) paralisou o tempo na luta contra Saiki. Após isso, Ash foi apagado do tempo que conhecemos, como se ele nunca houvesse existido.

Atualmente, no KOF XIV:
Antonov comprou os direitos autorais do KOF e proclamou-se campeão, desafiando os melhores do mundo inteiro. O que ele não sabia era que a liberação de tanta energia dos lutadores poderia desencadear um evento único: a volta de várias energias negativas em um único corpo: Verse.

Heidern e suas fontes (Ikari team/K’ team/outras menores) nomeou o Dossiê do KOF XIV como “Verse”, considerando os sons emitidos pela estranha criatura que apareceu na tarde de celebração da final do 14º torneio.

Seguindo a historyline, os campeões do KOF foram novamente o Japan Team, que terminam sua união no aeroporto, quando Benimaru e Daimon voltam ao Japão e Kyo recebe uma mensagem de Chizuru dizendo para comparecer à Hungria, devido a um já esperado fenômeno.
Já, no final de Iori é mostrado que Mature e Vice continuam mortas como no XIII, e que suas aparições são manifestações de suas próprias vontades, dizem que não ousam se colocar no caminho de Iori, que as ameaça novamente. Mas elas não parecem preocupadas, já que aparentemente elas possuem outros planos. Iori então vai para Hungria, onde encontra Kyo, e se deparam com uma grande cratera, resultado de um dos fragmentos de Verse. Dentro da cratera, veem o que se trata do espírito de Orochi e, com a ajuda de Chizuru Kagura, eles se juntam e selam novamente o demônio (em um ato muito menos dramático que em ’97), já que sem um receptáculo, Orochi não consegue se manifestar. Um detalhe interessante: na mesma região, um pouco atrás da cratera de Orochi, existem ainda mais três crateras, só que não se sabem se elas poderiam ser de Hakkeshus passados, ou apenas frutos do impacto de Orochi. Nenhum Hakkeshu se encontra vivo, exceto Yamazaki, que não deu mais as caras nos KOFs atuais.

[E então temos aqui de uma a quatro tentativas de ressurreição: Orochi, Yashiro, Shermie e Chris, sendo confirmada apenas primeira.]

Lembram que no post anterior eu falei que alguns finais se complementam? É claro que sim. Vocês não esquecem!

Continuando, no final do China Team, vemos que Tung sabe do que se trata Verse, e sua relação com Shun. Assim como Verse representa uma grande força, existe uma contraparte a ela, nesse caso Shun. Shun diz que pode controlar seu poder assim como Leona e Iori fizeram, pois Kyo o contou que esse problema já foi superado pelos dois. Tung diz que não lhe resta muito tempo, o que indica possivelmente que Tung deva morrer em breve, então conclui que a próxima etapa da missão pertencerá aos seus discípulos Terry, Andy, Jin Chonrei, Cheng Shizan, Geese Howard e o que provavelmente parece ser... Jeff Bogard! (não que tenha sido explicado que realmente é Jeff, morto em Fatal Fury, mas devido a Verse e seus fragmentos, existe a possibilidade de Jeff ter voltado à vida).

[Também incomoda um pouco a frase de Verse para Shun'Ei: ele diz que estava a procura de Shun, que ele é um fragmento dele também. Aqui, a teoria se separa em duas possibilidades: Seria Shun’Ei uma de suas almas? Ou sua existência seria o anti-Verse?]



Partindo para o Official Invitation Team, a partir de agora...
Um dos times mais enigmáticos da série. Tinha como líder Sylvie Paula Paula, mas a trama essencial gira em torno de Kukri, que trata com ignorância Kyo, Iori e Shun. Durante a aparição de Verse, Kukri dá a primeira pista que na verdade ele está interessado no que está dentro de Verse. Após o torneio, Sylvie e Mian recebem seus pagamentos de Antonov e Kukri resolve sair sem se despedir de seu time para resolver assuntos urgentes.
Ele trabalhava esse tempo todo para Elizabeth Blanctorche. Os dois tem uma relação profissional e amigável, ele foi o responsável por dar as coordenadas da queda do fragmento que corresponde a Ash Crimson.

[Kukri é um dos clã Hizoku, (aqueles do Passado)? Seus traços físicos de Kukri parecem ser indícios dessa relação. Teria Elizabeth, em um ato de desespero se une a um dos Those from the Past na esperança de trazer Ash de volta? Uma aliança pouco provável, já  que Ash os traiu. Nova possibilidade de Ash ressuscitar aqui.]


Passando para o Another World Team, mais uma revelação sobre verse: Nakoruru, de acordo com a Historyline, não enfrenta Verse, apenas observa o time vencedor (Japan Team). No entanto, caso você a use e perca para Verse, um dos fragmentos dele se manifesta, e se trata de Amakusa.

[Com Amakusa que está preso(a)* dentro de Verse, conseguimos a união entre as franquias de Samurai Showdown e KOF. Quem diria que um grupo tão bobinho teria um conteúdo desses?

*Embora Amakusa seja um cara, a dublagem brasileira do anime o encarou como mulher. E, na boa, ele é bem andrógino...]

A relevância do Womans Team, do Fatal Fury Team e a do Art of Fighting infelizmente é muito baixa para o enredo principal e poderia ser muito maior.
Vejamos:
O time das mulheres apenas existe porque Andy se recusou a fazer time com Mai novamente, King resolveu participar para provar que elas são mais fortes que Andy e Ryo, e Alice entra porque ela pensa que pode fazer cosplay de Terry, Andy, Joe e Mary ao mesmo tempo.
O Fatal Fury Team, só tem Geese Howard como justificativa para continuar lutando... exceto é claro, pelo que eu já falei do final do China Team, a possibilidade de Jeff Bogard ter voltado nos fragmentos de Verse, coisa que eles ainda não sabem.

E quanto ao Art of Fighting Team, a coisa parece ter desanimado um bocado, considerando o fato de Takuma ter transformado seu dojô em um restaurante, Robert, Ryo e Yuri entram em KOF XIV para afirmar que o Kyokungenryu ainda é uma arte respeitável.
No entanto, no final, vimos que os rumos da academia da família são diferentes e isso parece irritar Ryo, que ao que tudo indica, irá desfazer o AOF Team, e se juntar com Marco Rodriguez (Garou) formando um novo AOF Team.
[Enredos ricos ficando pobres, aos poucos. Sentirei saudades do Robert... Eu vou ali no canto chorar um pouco, mas eu já volto.]

Agora, partamos para o South America Team. O final dá indícios que cada um deles (Zarina, Bandeiras e Nelson) resolveu seguir seu caminho, mas que assim que houver um novo torneio, eles voltarão a ser um novo time. Antonov financia o projeto de recuperação de florestas de Zarina, Bandeiras importuna a maioria dos japoneses que encontra e Nelson volta ao laboratório onde seu braço foi implantado para um revista de rotina. Ainda no final de Nelson é revelado que o acidente de carro que quase o matou e sua esposa foi arquitetado pela mesma organização que conferiu-lhe o braço. 

Aproveitaram Nelson como cobaia para mais um de seus experimentos secretos... As suspeitas de Maxima apontam um forte indício de que essa organização seja a Nests, considerando que o braço de Nelson possui uma tecnologia fora do normal, tecnologia essa que parece muito familiar para Maxima. Seus processos (provocar acidentes, fazer experiências com seres humanos, inescrupulosas atitudes) também indicam certa familiaridade com o cartel Nests.

[Ou será a Shadaloo? Acho que ninguém ia gostar de um cross-over tão absurdo...]



Agora, sobre o Southtown Team, vamos ponderar algumas coisas: embora possa significar muito para Terry e Andy a possibilidade de lutar e vencer Geese e Billy, Gesse parece não ligar muito para a presença de Terry. Geese entrou no torneio com motivações pouco conhecidas e trouxe Billy Kane e Hein para ajudar ele em suas ‘’pesquisas’’, ele também termina o torneio revelando que Verse é citado nos Pergaminhos de Jin (pergaminhos esses que são o centro da história de Fatal Fury 3 - que contém poderes de ressurreição e até vida eterna), com o conteúdo vago, mas com a certeza de que aquela não era a forma final de Verse.

Outras ponderações importantes:

  • Geese tem um espião entre os funcionários de Heidern que está repassando informações importantes sobre o Dossiê Verse;
  • Mr. Big ainda tem contas a acertar com Geese, que não perdoou o vilão de Southtown por suas ações passadas.
  • Billy Kane tem algum receio sobre Hein, que admite em seu final que não precisou lutar, já que Geese fez a maior parte das lutas.Hein não é um novato em lutas. Conhecido de Geese, já que ele sabe sobre o passado de King com Mr.Big e também sabe algo sobre K’ que nem mesmo ele saiba (talvez rumores de seu passado, talvez conexão com a Nests).
Partamos agora para o Mexico Team. Uma união casual, feita mais pela persuasão de Ramon. Ramon, diferente de suas outras participações em KOF, não está em missão (por Heidern), mas apenas lutando por prazer. Angel, aparentemente segue o mesmo lado, ela aparentemente não tem mais envolvimentos com o cartel NESTS e se dedica ao Wrestler agora. Mas isso não a inibe de seu passado: quando ela confronta Kula ela parece querer Foxy e Diana mortas. E chama Sylvie de “lixo dos NESTS”.
[Sinto um certo alívio em não terem descartado a história da moça, já que ela mudou suas motivações.]
King of Dinossaurs é, confirmadamente, o mesmo lutador de Wrestler Tizoc (ou Griffon), mas trajando agora sua Heel (roupa que remete à sua personalidade má, como todos os lutadores de Wrestler têm gimmick boa e gimmick má), após uma derrota humilhante para Nelson. Aumentou a agressividade de seus golpes, e, ao invés de representar o heroísmo para as crianças, agora representa brutalidade e a fúria.

Sobre o Kim Team, tudo que eu tinha a dizer, eu disse no post anterior sobre KOF.

Sobre o Psycho Soldiers Team, menos é mais. Pouca relevância é apelido para um grupo que dá mais atenção ao mundo PopStar do que à luta em si.

Já, o final de K’Team, parece se passar um pouco antes do Ikari team (a seguir), Heidern analisa alguns dados de Maxima e chega a conclusão que possivelmente o nome da criatura que foi facilmente abatida é Verse. Após isso, Maxima e Ralf batem boca sobre ganhos ilícitos na internet (Ralf comenta que armadura nova do Maxima não pode ter sido doação... e caso descubra algo, Maxima será preso). De saída do porta-aviões, no helicóptero, Maxima revela que alguns desses “renascidos” por Verse possuem arquivos de outras competições e outros não. K’ prefere não opinar a respeito. Por fim, Heidern não sabe se os NESTS ou Orochi podem estar envolvidos com essa história toda, e prefere deixar que K’, Maxima e Kula sejam vigiados por precaução.

Passemos ao Ikari Team. Um pouco mais depois de um dia, surgiu uma lista de vários seres que foram ressuscitados por Verse, porém, ainda não se manifestaram.
[Um detalhe curioso é que oficialmente, Metal Slug faz parte do universo de KOF, como podemos ver, Fio, Tarma e Marco junto com os Ikaris na sala de reuniões.]
Depois, vemos que Leona se preocupa com o retorno de Gaidel, seu pai biológico, que pode ter ressuscitado também, porém Heidern diz que não há dados sobre ele (provavelmente deve ter, mas ele deve querer proteger a filha adotiva dos Hakkeshus). Ela diz que se sente ainda menos estável que antes, o que gera uma briga entre Ralf e Clark de quem consegue segurar a Orochi Leona. Leona diz que não está preocupada, desde que fique na unidade de Heidern, que prometeu protegê-la.

[Possibilidade de Gaidel também ter voltado à vida.]

E finalmente, vamos ao Villains Team. [Confesso que subestimei muito a criação e execução desse time, mas me surpreendi com as revelações analisadas pelo Lucas.] Aliás, se você chegou até aqui, prepare-se para o Dossiê Xanadu:


A análise do Lucas aponta par a possibilidade de que Xanadu possa ter sido um físico no passado (em mais de um post ele fala sobre isso). Essa teoria possui fortes indícios de veracidade, considerando a linguagem complexa com a qual ele faz comentários interessantes sobre o que acontece nesse torneio...
Em seu final, Xanadu queimou o cheque de vitória e deixou claro que se Chang e Choi quiserem algo, terão que trabalhar para isso, e como eles não são muito inteligentes, Xanadu ignora eles e os compara a batatas. (Daí o papo tããããão estranho).
Xanadu parece não acreditar no Fluxo do Tempo, ou seja, ele não acreditar na mesma percepção de tempo que temos (passado, presente e futuro) e sim em Universos Alternativos, onde se pode prever o futuro e entre outras coisas... e é isso que Xanadu tenta se lembrar olhando para as estrelas...
“O que ele espera?” - Aparentemente ele já viu algo e o que viu fez sua mente entrar em colapso. (E talvez aí ele tenha se tornado esquisitão.)
Quando ele compara Chang e Choi a batatas e questiona se elas são capazes de chorar, pode ser uma referência a uma experiência de Osmose, em que ‘’aparentemente’’ as batatas “choram” em contato com outras substâncias...
Consideremos que o conceito em si de osmose fosse de a água se movimentar entre dois meios através de ‘’furos’’ em uma membrana... é possivel que o que Xanadu queira dizer que é possível viajar no tempo, onde os corpos possam atravessar fissuras no tempo, chamados de ‘’buracos de minhoca’’.

Se achar muito absurdo isso, observemos o diálogo dele com a Mature:
Ele diz que Mature está viva e que está interessado em saber como ela faz isso¹, já que isso só seria possível se várias pessoas utilizassem poder dimensional em grandes escalas, Mature não responde e fica quieta.

¹Como ela pode atravessar as dimensões com tanta facilidade, já que para isso, ela precisaria de muita energia. (Para ser possível viajar no tempo, um dos requisitos seria uma enorme quantidade de energia).

Quando ele fala das ondas de criação e sobre os bósons que devemos sentir antes do alvorecer, ele está falando que devíamos prestar atenção aos ‘’deuses’’ de outras dimensões que estão por vir (ou que ele já viu, vocês estão sacando?)

Já que os bósons, seriam, normalmente falando, uma espécie de matéria que não é matéria, mas mesmo assim interagem conosco, o que explica ‘’presenças sobrenaturais’’. Ou seja...Xanadu sente os deuses que voltaram dos fragmentos de Verse (Orochi, Igniz, Saiki).

[Aqui, eu discordo um pouquinho da teoria do Lucas, porque Igniz não era exatamente um deus, como Orochi e Saiki, mas outros argumentos dele podem sugerir o contrário.]
Choi e Chang não entendem (e claramente nós também não – isso me incluiu como se eu fosse uma jujuba pulando de volta pra dentro do saco), então Xanadu explica que o que está acontecendo: o Universo continua se movendo desde o Big Bang, e que a resposta para "tudo isso que está acontecendo’’ é que possivelmente nessa expansão (e no terror temporal que Ash criou em KOFXIII) abriu-se uma fenda no espaço-tempo.
Chang e Choi não conseguem ver essa fissura no tempo que Xanadu diz existir, então ele explica que isso é porque eles estão do lado que os fótons não chegam... quando ele diz isso, ele se refere não só à luz física, mas que eles estão no lado que as trevas (da ignorância) reinam... ou quer dizer que eles não estão no caminho da luz, segundo a Física, a existência dos fótons faz pensar que para eles não existe a percepção de tempo-espaço. Se algo fosse capaz de viajar na velocidade da luz, para o viajante o tempo seria quase instantâneo, mas para os observadores, seriam bilhões de anos... essa segunda teoria explicaria o Clímax de Xanadu (ele tem um conhecimento que não pode ser percebido pelos leigos).

Ao final, ele diz que as batatas choram (refere-se às pessoas que cruzaram a fissura do espaço e tempo) e que a fissura está fechando (ou seja, elas passam a ser todas desta era, a partir do fenômeno) e que agora teremos a recombinação (início de uma nova saga, derivada das sagas anteriores). E, para terminar, Choi fala da abertura dos seus chakras, [talvez ele só quisesse aproveitar o embalo de Xanadu, mas também...] querendo dizer que ele está tendo um péssimo pressentimento.


Por fim, os finais de Antonov e Verse:
Aparentemente, Antonov não consegue, no fim das contas manter o torneio KOF, e apesar de sua ‘’vitória’’, ele não convence que é um campeão, que faz as estruturas do torneio The King of Fighters cair, ao invés de resolver, ele resolve se juntar a Yakov e fugir para não ter que lidar com os empressários... ou seja, deu o calote! Apesar de não ser canônico, a vitória de Antonov só seria capaz porque ele poderia ter pago o Official Invitation Team para perder para ele, por isso aparecem os rumores na internet, insinuando que o torneio fora um espetáculo comprado.

No final de Verse, nada é explicado, apenas um fragmento cai na Austrália, o que pode ser qualquer coisa ou qualquer evento que será o início do próximo KOF.
Após isso, nosso amigo Lucas faz uma boa especulação sobre os próximos grupos de KOF, a lista é bastante coerente, mas prefiro não tornar este post muito maior.


Finalizando:
Resultados do Dossiê Verse:
Até agora o que sabemos é que Verse não é dessa dimensão, ele possui poderes que se assemelham com os de Shun'Ei, e que essa não é a forma final dele. Algumas outras coisas como sua mente ser confusa, graças às almas que carrega em seu corpo como a de Orochi e Rugal faz com que ele não consiga pronunciar palavras, exceto seu nome. A presença de tantas entidades maléficas pode gerar um mal ainda maior nos próximos eventos. Verse não estava em sua forma final. Orochi também não parecia estar na sua melhor forma em 97, e menos ainda nesta última aparição sem um hospedeiro. Poucos do grupo Those from the Past já deram as caras também. Lembrem-me de fazer um post sobre isso...
Teorias? Opiniões?
Despejem tudo nos comentários!
BE THE FIGHTER!!!

Um comentário:

  1. Bier, esse universo de King of Fighers é muito grande. Queria ter nascido antes pra poder te acompanhar. Mas por hora, desisto. é muita informação, seu texto fica cansativo pra quem é de fora.
    Mas não desanime! Faça isso pra quem curte esse mundinho.
    Beijos!

    Obs.: já não acho mais o Kim tão bonito. Aquele soldado loiro me pareceu interessante, quem é?

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!