sexta-feira, 17 de junho de 2011

Samurai Champloo


Samurai Champloo é uma série de anime dirigida por Shinichiro Watanabe (que também trabalhou como diretor em "Cowboy Bebop"). A série se passa numa versão fictícia do Período Edo, misturando elementos reais da época com elementos modernos como hip-hop.

( O nome "champloo" vem de uma palavra do dialeto de Okinawa, "Champuruu" que significa "misturar". Assim sendo, o nome do anime fica algo como "Samurai mixagem" ou similar. O que é interessante observar é que Cowboy Bebop também é uma referência a um ritmo musical, talvez eu poste algo sobre isso...)


Enredo: Fuu ganhou uma aposta estúpida de Mugen e Jin. Agora, os dois devem levá-la ao paradeiro de seu pai, mesmo que tudo que os três saibam é sua alcunha: O Samurai com Cheiro dos Girassóis.

Juntos, atravessarão o Japão, em plena época em que os samurais se aposentam e as espadas estão prestes a serem abolidas. Passam fome, frio e vivem apostando suas vidas para seguir a viagem. E é isso que os remete à confusões incríveis. Além disso, o drama também faz parte das sub-sagas, especialmente nos personagens que só aparecem em um ou dois capítulos.

A série foge um pouco do contexto histórico (Era do Edo), devido à presença de elementos modernos como o Beat-box... que deixa o anime à beira do ridículo, mas em compensação, muito engraçado.

Conheça os personagens:


Fuu

A mocinha do anime. Ela é inocente, doce, meiga e... bipolar! Às vezes é frágil como qualquer garotinha de 15 anos. Outras vezes consegue ser sensual, arrogante, zangada...

É interessante observar seu drama atrás de seu pai. Geralmente, quando o grupo precisa de alguém com cultura para certas cituações, Fuu mostra seu valor.

Mugen

Surpreendentemente, Mugen é um cara descoladão. Cabelos soltos, desarrumado, e um estilo de luta um tanto curioso: Chambara, Capoeira e Break-dance!

Mugen já foi trombadinha e pirata, é forte, rápido e consegue correr muito, devido a esse currículo. Não gosta de rejeitar uma boa luta. E, como o grupo anda passando fome, ele usa das suas habilidades incomuns para conseguir algum dinheiro. Dá certo algumas vezes.

Jin

O samurai tradicional do grupo, exceto pelo fato de usar óculos de grau. Jin é o dedicado aluno de uma escola de kenjutsu, e é acusado de matar o próprio sensei.

Os movimentos de Jin e suas posturas, tanto em luta como em modo de reagir, mostram que ele é a razão do grupo, enquanto Fuu e Mugen são mais impulsivos. De fato, Jin é reservado, quieto e misterioso, mas isso não significa que ele seja uma pessoa mal-humorada ou rude, apenas muito séria.


Samurai Champloo vale a pena ser visto, não como "só mais um anime", ele é cultural, engraçado, cativante. São apenas 26 episódios, uns complementares de outros, retratando costumes da época, choques culturais com os estrangeiros e a mentalidade japonesa em conflito, pronta para a modernidade da vitrola e das locomotivas a vapor.

"Afiada como o corte de uma espada de um samurai.

A lâmina mental corta a carne e o osso.
Apesar da minha mente estar em paz, o mundo está um caos.
Depois do calor, a vida fica mais fria.
Sim, eu preciso achar o meu caminho."


(Battle Cry - Nujabes Feat.)

2 comentários:

  1. MUITO LEGAL!!! Eu adoro esse animê!! Eu tenho os 3 mangás dele tbm, que só tem histórias que não aparecem no animê!! ^^

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!