sexta-feira, 17 de maio de 2019

Fallout Shelter - Sobreviva em um bunker nuclear


Talvez alguns de vocês não saibam, mas jogo videogames desde 1989. Sim, eu era só um gurizinho na época, e acompanhei muita coisa nessa vida gamer, como por exemplo, a queda da Atari, o encerramento do Odyssey, a ascensão da Nintendo, o lançamento do Mega Drive, o bulling que saber dessas coisas gerava na escola e a indignação do meu pai ao ver que o filho se tornou "um vagabundo que gosta dessas coisas", etc.

Voltando ao núcleo do assunto, conheci vários jogos FPS (Frist Person Shooter), poucos desse tipo me interessaram. Fallout e suas versões levantavam hipóteses interessantes sobre o que seria da Terra após o holocausto nuclear. Até aí... bom, pelo menos não é outro FPS com a temática de Zumbis. é sobre contaminação nuclear e sobrevivência. Ponto pra você, Bathesda!

Otimismo... você vê por aqui!
Há uns meses atrás, a PSPlus resolveu dar aos seus associados uma versão bem light do jogo: Fallout Shelter, que é, basicamente, um The Sims, só que menos apático. A parada aqui é garantir a sobrevivência de uma galera que não é apta em quase nada, assolada pela fome, frio e falta de ter o que fazer. Como administrador de um Bunker, cabe a você não deixar que eles morram. E vou te contar, são bastante burrinhos, prometem dar trabalho.


Antes que você me corrija, não, eu não sabia do joguinho ser gratuito para celulares na Google Store.

Esse foi mais um jogo que ficou na minha game-teca pelos meses que se passaram. Aí eu resolvi jogar um pouco dele, antes de excluí-lo ou p-lo na lista dos menos interessantes. E, céus, eu estava enganado. Era bom, sim. Estratégico, Fallout Shelter exige de você planejamento e percepção.

Antes de continuarmos, uma pergunta para quem não conhece a fundo Fallout: vocês sabiam que é um Universo compartilhado e bastante único? Estou com uma preguiça massacrante sobre pesquisar, mas Fallout foi até a 4ª edição, certo? Fallout 4... e vieram os extras, como Fallout Shelter. Aí que descobri que existe uma Wiki só sobre o universo compartilhado. E em Fallout Shelter, dependendo das missões, você acaba descobrindo coisas sobre personalidades famosas desse universo: cientistas, jornalistas, líderes de bunkers, etc.

Mais um dia comum no pós-apocalipse!
Aí, pensando sobre isso, especialmente em jogos em que você invade um bunker porque o administrador enlouqueceu e todos lá embaixo morreram... veja só: em FO Shelter, você é o administrador... seria interessante se manter bonzinho o jogo todo.

Bunker em funcionamento. E sim, somos formigas!

Se bem que é difícil se manter calmo após acidentes (incêndios), invasões de baratas mutantes, ratos-toupeiras, zumbis, bárbaros, e  de mutantes com garras imensas...
...para toda a adversidade, devo dizer: agora ferrou!

Depois de um tempo você se acostuma com as visitas indesejadas...
Só com muita paciência e dedicação... e às vezes saqueando outros bunkers, você pode se dar bem no joguinho. O importante é não se precipitar dando casa, comida, água e aquecimento para mais moradores do que você pode suprir. Em outras palavras: é só tomar cuidado para que você não morda mais do que pode mastigar. Você iniciará seu bunker com pouca gente e, por isso mesmo, pouca produção. Convém estabelecer um certo nível estocado de comida, água e energia, e abrir aos poucos seu bunker para receber gente de fora ou permitir que os moradores namorem e criem suas próprias famílias.

 - Você pode ser engraçado, George, mas não é o último homem do mundo...
- Transadinha depois do expediente, então, nem pensar?
Não vou tomar mais o tempo de vocês... apenas joguem!
Espero que nas próximas férias eu faça uma pequena live de um bunker iniciando... até pra comentar mais sobre o jogo. Saudades do The Sims? Acredite, isso aqui vai matar qualquer saudade!

Kayla: Achei que você tinha me dito que era infértil por causa da radiação!
Andrew: Infértil? Eu disse "erétil".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!