segunda-feira, 4 de abril de 2016

Alguns não deveriam escrever...





Quando contamos uma história mechemos com a mente, e nem sempre dá muito certo...
É uma pena que nunca viveremos tempo suficiente para lidar ou ver a consequência de nossas obras...

Pesquisando um pouco para um projeto grande sobre o qual pretendo depois falar aqui no blog eis que acho o livro "Utopia", um livro bastante antigo com um conceito que continua vivo na mente da humanidade.

Um conceito por sinal que teria recebido forma a partir desse livro.

Utopia um livro escrito por Thomas Moro em 1516 dá forma a um conceito ainda em formação na sociedade da época a utopia, palavra que o mesmo teria criado a partir de duas palavras em latim o adverbio de negação "u" e a palavra "topos" que significa lugar ou seja "não lugar" ou lugar não existente.

Qual é a relevância disso meus amigos?!


Bem vocês conhecem o poder de um simbolo, quantos morreram pela "utopia", não sei se esse homem de 1500 se agradaria do resultado de sua obra hoje ou não mas acredito que a influencia do simbolo que se tornou essa palavra, formou o mundo que vivemos hoje. Uma grande egrégora que ressoou na mente de todos os revolucionários desda época de Moro, um pilar no pensamento de todas as revoluções do mundo, palavra que no mundo do livro Admirável Mundo Novo com toda certeza teria sido banida.

O que seria de nosso mundo sem esse simbolo?

Ou ainda o "Amor"( no sentido romântico), a primeira menção a essa palavra foi feita por um figurão que nem todo mundo conhece bem mais todos conhecem de nome William Shakespeare, mais um simbolo de força absurda, o conceito foi criado por ele? Obvio que não, e sim foi.

Os significados  de símbolos nunca são exatos, e frequentemente um simbolo é interpretado de acordo com as experiencias pessoais, apesar de possuírem um significado universal, e logico que as obras desse autor influenciaram o conceito do amor que muitas pessoas possuíam, mas esse não é o ponto.

A questão é quantos já sofreram por essas palavras? Por simples símbolos? Talvez vazios de significado no fim das contas, inexpressivos no mundo que realmente vivemos. Humanos não são presos por celas, são presos por ideias.

Por isso a esperança saiu da caixa de Pandora, um lembrete de que o verdadeiro carcereiro da humanidade sempre foi sua mente.

Por isso, só talvez... Alguns não deveriam escrever...

2 comentários:

  1. É verdade, eu mesma já vi interpretarem a palavra "amor" de modo pejorativo. É triste ver as pessoas fazendo interpretação feia do que é lindo.

    ResponderExcluir
  2. Sim Deia, isso é muito comum. Apesar da proposta do texto ser um pouco diferente, queria apenas salientar as consequências das ideias que lançamos ao colocas a caneta e mente para agir. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!