sábado, 2 de fevereiro de 2019

Trilogia Millenium - E um escritor feminista




Aos que não estão familiarizados a trilogia de livros Millenium, é uma serie de romance policial, que nos traz não apenas mistérios instigantes e cativantes como a versão ampliada do mistério do quarto fechado, ou ainda de um criminoso invisível para o governo envolvido em crimes contra a humanidade e as mulheres. Mas acima disso nos traz personagens profundos, tanto masculinos quanto femininos. Nos traz mulheres com interesses profundos e amplos nas mais diversas áreas.

A trilogia inteira me parece uma Ode as mulheres, no melhor dos aspectos, uma obra feminista escrita por um homem feminista, Essa obra já foi adaptada 3 vezes ao cinema, o primeiro filme feito no pais de origem da obra Suécia traz uma personagem feminina intragável para o paladar de boa parte dos homens. Uma mulher independente, fechada, "grosseira", reativa de forma agressiva ao menor ato de ameaça. Essa é a Lisbeth Salander interpretada por Noomi Rapassi, ela te mostra a cada cena que não precisa de ninguém além dela mesma, que apesar de sofrer é mais do que capaz de ser sua própria heroína.


A versão americana traz uma personagem mais palatável a frágil masculinidade de boa parte dos homens, a personagem mais aberta ao protagonista, próxima da Lisbeth versão sueca é uma boba garota apaixonada. 

De toda forma tanto os livros como ambos os filmes merecem sua atenção, a trama é instigante e interessante, escrita com especial cuidado aos detalhes e traz um retrato de um homem admirável, por saber como realmente admirar as mulheres.
Ainda aborda temas como violência domestica, estupro, a diferença dos obstáculos profissionais enfrentados pelas mulheres, e a marginalização das mulheres na sociedade.
Por todos esses motivos posso dizer que essa trilogia merece tanto reconhecimento quanto outras obras feministas. E gostaria de apresentar algumas das mulheres que configuram bons motivos para conhecer essa linda trilogia:

Lisbeth Salander ou Wasp

É a protagonista, uma mulher forte, quase hermeticamente fechada, que costuma parecer apática a primeira vista, possui uma inteligencia quase inacreditável. Uma hacker de nível internacional, sem sexualidade definida, notável lutadora de boxe, que nas horas vagas gosta de desvendar enigmas dignos dos mais geniais matemáticos ou de ler livros científicos sobre os mais diversos e complicados temas (incompreensíveis até para profissionais da área). Possui um lado impulsivo que costuma com frequência freiar, uma mente criativa e uma coragem inspiradora que desafia os limites humanos.

Erica Berger

É a Editora Chefe da Millenium, possui uma personalidade forte e "culhões" para segurar a revista e mais tarde outra redação mesmo nas piores situações, uma mulher integra e profissional extraordinária. Também possui um relacionamento fora do cassamento com o conhecimento e respeito de seu marido, vive de acordo com seus próprios princípios com a coragem de enfrentar tudo o que sendo uma figura publica isso significa.

Sonja Modig

Uma competente detetive, que segue seus princípios e lida com a rotina do palaio da policia e seus companheiros machistas, dedicada de forma exemplar ao seu trabalho, segue seus valores mesmo batendo de frente com os seus superiores, assim mostrando sua força. E ainda é dedica a sua família.

Monica Figuerolla

Uma agente da SAPO (orgão governamental equivalente ao FBI), é uma profissional bem sucedida, na época da adolescência era uma talentosa atleta quase chegando a competir do time de atletismo olímpico. Possui um corpo de causar inveja a muito homem, pois é uma amante de exercícios físicos, o que lhe rende muitas brincadeiras sem graça por seu corpo fugir do "ideal feminino". Muitas vezes não foi bem sucedida em relacionamentos devido ao desconforto dos homens por possuir um corpo inferior ao dela. É uma leitora avida dos temas mais variados, desde mitologias a historia dos mais diferentes povos e épocas. É extremamente competente, inteligente, em diversos temas e circunstancias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!