quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Primeiras impressões: Mestre Zeku - Street Fighter V

A CAPCOM está mesmo sabendo como ganhar dinheiro. Possivelmente sua maior fonte de renda está sendo o (ainda) inacabado Street Fighter V, enchendo gradualmente a tela dos jogadores mais ansiosos de personagens, roupas e cenários especiais. Claro, não é necessário que o jogador use toda a sua caixinha da PSN, ou faça um rombo muito feio no cartão de crédito do papai, já que a CAPCOM também brinda seus jogadores com Fighthing Points (ou sei lá como se chama isso), que são pontos que se ganha fazendo determinadas tarefas que são semanalmente atualizadas. Um personagem novo ou um cenário decente custam 100.000FP cada. Das tarefas que citei aqui, a mais "lucrativa" dá até 5.000, uma belíssima maneira de aumentar o fator replay do jogo.


Nas últimas atualizações de 2017, a CAPCOM disponibilizou ninguém menos que o Mestre Zeku. Quem? Bem, Zeku fez uma única aparição secundária em Street Fighter Alpha 2:


no final de Guy.
Atualmente, SFV faz menções ao treinamento que ele deu a Guy, Maki e até ao Stryder (o que vem sendo discutido por gamers há algum tempo). Se querem a opinião deste blogueiro gamer (e deem querer, que diabos mais vocês fazem aqui?) é possível que Zeku tenha treinado Stryder, mas não o Stryder dos jogos sobre o futuro distópico e 50 mil golpes de espada por segundo, mas sim um antecessor que passará o bushido a um sucessor até chegarmos a esse futuro bélico apontado em Stryder (o jogo). A melhor prova que temos disso é que Zeku realiza alguns golpes com som do bom e velho "ZIIIIUM" do corte de Stryder.



Zeku preparando um ataque. Você conhece esse cenário?

O tempo passou realmente (de Street Fighter Alpha 2 pra Street Fighter V), por isso o velho Mestre Zeku tem cabelos e barba brancos, repararam? Uma outra curiosidade é com relação à técnica: o mestre pode alternar seus modos de combate, e isso interfere também em seu temperamento, do ponto de vista da historyline.




Poucos personagens têm essa vantagem. No Street Fighter, só consigo lembrar do Mestre Gen, da série Alpha, que alternava seu Kung Fu da técnica "Louva-deus" para "Garça", que implicava em golpes completamente diferentes entre os modos. Um bom jogador que consegue alterar os modos com naturalidade é um inimigo muito perigoso. E com o velho Zeku, a regra se aplica?


Imagina se fosse com uma espada...
Em termos, sim. O problema é que Zeku parece exigir ainda mais treino que o Mestre Gen, comparativamente, já que seus golpes não se encaixam tão facilmente quanto o mestre do Kung Fu. Por outro lado, é um pouco cedo pra dizer que Zeku é melhor ou pior que Gen, o tempo trará isso junto aos jogadores que treinarem arduamente. Na minha opinião, se me permitem acrescentar, os lutadores possuem timing diferentes, e acho mais fácil o véio Gen do que o véio Zeku.







Sobre sua "dupla" personalidade, Zeku alterna entre o velho sábio, que quer se modernizar e se americanizar, enquanto sua outra personalidade quer zelar pelo modo de vida tradicional japonês.


No modo história pode-se perceber seu fluxo de consciência, uma discussão entre esses dois extremos: o velho que quer relaxar enquanto come um hot-dog, enquanto o jovem Zeku quer manter-se conservador, transformar o Japão em uma potência famosa por ser o melhor lugar do mundo. E essa discussão chega a ser cômica.












Você também perceberá que Zeku quer adicionar algo às suas filosofias, ele não termina lutas dizendo "você é fraco" ou "foi fácil acabar com você" ou, menos ainda "Você precisa derrotar meu dragon punch para ter uma chance".

Contrário a isso, vê-se um velho bonachão, que cria pequenas frases de acordo com o adversário que acaba de derrotar.


Como seria possível, fisicamente, Zeku assumir outra personalidade, mudando de roupa e de cabelo? Jamais saberemos, mas é bom não tentar colocar lógica no universo de Street Fighter, não é mesmo?


No próximo episódio: Quais as promessas da CAPCOM para o Street Fighter V em 2018?

Nós vamos ao encontro do mais forte!

2 comentários:

  1. Legal,dou muito valor a esse personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Psico! Um velho conhecido, agora lutador. E esse estilo, tão familiar, mas ao mesmo tempo novo, é algo que trás novidades à série clássica. Fico feliz com a sua visita! Um abraço!

      Excluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!