sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

The Game Awards 2016

Vocês devem estar sabendo que na semana passada rolou a premiação do The Game Awards 2016.
Deve ter sido uma noite/madrugada bonita. E... eu poderia fazer uma longa intro e falar das figuras que apareceram neste evento, mas querem saber? Quem se importa? Vocês realmente querem saber que o Hideo Kojima, que foi considerado persona non-grata (não sei se é assim que escreve), compareceu e saiu premiado do local... Isso é tão nerd, que ... bem, os mais nerds sabem que se trata do criador de jogos que nos deu Metal Gear...

Ou seja, o que vocês viera saber aqui é a premiação!
Vamu nessa!
  • Melhor jogador de eSports: Coldzera – Marcelo David 
Yes! Brasileiro levando o título, pra quem não sabe, o jogo é Conter Strike - Global Defense. Ele é integrante da equipe que venceu os mundiais MLG Columbus 2016ESL One Cologne. Seu discurso de vitória:


"Ganhar esse prêmio é uma conquista individual que me deixa muito feliz porque eu abdiquei muito tempo da minha vida para chegar onde eu cheguei, e nada mais justo do que comemorar todo esse tempo com vocês aqui hoje"
- LINSPECTOR, Marcelo David


  • Jogador em tendência: Boogie2988
Caro amigo gordinho, se você acha que nunca vai conquistar nada na vida devido ao sobrepeso, tenho boas notícias pra você: os videogames acabaram com seus problemas.



  •  Jogo mais antecipado: The Legend of Zelda: Breath of the Wild
 

Zelda sempre foi uma série de jogos inspiradora. E também... já tava na hora da Ninendo dar uma dentro de novo, né?
Estou muito longe de me considerar o único fã de Zelda, mas com a repercussão da  Nintendo aqui na Terrae Brasilis, ferrou muito.

Felizmente, a Nintendo ainda não largou o osso verde-amarelo, e logo mais teremos jogos nintendistas com legendas em português.


 
  •  Melhor jogo de desporto/corridas: Forza Horizon 3


Forza Horizon 3 ficou famoso só na montagem, imagens de carros ultrarrealistas inundaram o Facebook e os sites geeks.

O jogo abusa de marcas famosas e contemporâneas, além de modelos arrojados (e caros).


  •  Melhor jogo familiar: Pokemon Go
Você leu certo: Pokemon GO é o jogo familiar do ano de 2016. Acredito que "familiar" queira dizer "sem restrições para nenhum membro da família", porque, falemos sério aqui:  você vê os jovens chamando pais, irmãos e tios pra ver qual Pokemon pegaram? Nem eu. Talvez em algum país menos subdesenvolvido que o nosso... sei lá. De toda a forma, acho que vocês já entenderam meu ponto.


  •  Melhor jogo mobile/portátil: Pokemon Go
Aqui, creio que a popularidade falou alto. Esse joguinho ganhou o planeta.


  •  Melhor jogo de estratégia: Civilization 6 
Um bonito derivado de Age of Empires, é o que eu acho. Não consigo definir melhor, desculpem. Para mim, AOE sempre vai ser referência em jogos estratégicos. E, não, não joguei Civilization 1, nem 2, e muito menos o 6. Mesmo assim, pelas imagens que pesquisei, parece ser um merecedor digno.
"E isso é tudo que eu tenho a dizer sobre isso."
- GUMP, Forrest



  • Melhor jogo de luta: Street Fighter V 
- Acho que KOF deveria levar o prêmi...
- Cala a boca!
Ok, pessoal. Acho que vocês esperam um textão de minha parte. Lá vai!
Inicialmente, eu achava que SFV não merecia o prêmio, devido ao número de irresponsabilidades da CAPCOM com esse lançamento. Foram poucos personagens inicialmente, um modo história capenga, depois um modo história baixado à parte, com uma história medíocre, e sistema on-line de lutas... que deixava a desejar quando a velocidade das conexões era incompatível, um dos lados levava a penalidade, tomando uma surra federal. Eu ainda acreditava que a SNK tomaria certos cuidados, vendo essas falhas da rival, mas...
No início, o KOF permitia que alguns lutadores fizesse combos que iniciavam com rasteira e acertavam o adversário ANTES que ele tocasse o chão. Jesus Cristo! Que apelação é essa? Depois, corrigiram isso, com as atualizações. Eu lhes digo, se o KOF tentasse evitar esse tipo de cagada, levava o prêmio. Acho que consigo me colocar no lugar dos avaliadores e  entender que SFV, apesar de tudo que eu já disse aqui, ainda é mais divertido, especialmente na era das partidas on-line. 
  • Melhor jogo RPG: The Witcher 3: Wild Hunt — Blood and Wine
Jogo bom. Ambientalizado no universo medieval, combina o clássico: magia e criaturas sombrias. Todos os The Wicher são bonzinhos, mas o 3 superou as expectativas, por conta de uma só palavra: MELHORIA.
Na terceira versão, o protagonista ganhou movimentos que não tinha nos seus antecessores (como, acredite, pular). A história continua boa, nosso protagonista bruxo Geralt está atrás dos  Wild hunters, uma galera que só resolve as coisas na base do derramamento de sangue. Estupram casas e queimam mulheres, eu acho. O fato é que o jogo é RPG de mundo aberto que, se o jogador quiser fazer tudo que o jogo proporciona, levará 200 fucking horas!



  •  Melhor ação/aventura: Dishonored 2
Outro que eu não joguei. Mas os comentários são de uma bela continuação do primeiro Dishonored, desta vez na terra do protagonista, junto com uma herdeira do trono, que luta para reconquistar a totalidade de seu título. A inteligência e a liberdade aqui se destacam: você pode agir furtivamente pelo jogo todo, terminando-o se matar ninguém, ou pode soltar o Assassins Creed que há em você e promover uma matança.


  •  Melhor jogo de ação: Doom
 
É, gerações que não eram gamers olhavam para Doom nos anos 90 com uma certa vontade de saber como era mandar balas e explosivos pra cima de aliens e criaturas infernais. E sim, era libertador. Fomos longe! Fomos até Doom 3! E essa querida série FPS merecia um remake. Olha pra imagem ao lado -->
Não é uma beleza?
  • Melhor música/design de som: Doom
 Só vocês botando o soundtrack no Youtube pra sacar. Não vou colocar o link aqui, porque eu não tenho que ficar fazendo tudo. O que foi? O que vocês tão olhando?


  •  Melhor jogo de realidade virtual: Rez Infinite
Ah, a Realidade Virtual! Todos nós que jogávamos videogames nos anos 90 acreditávamos que ela seria o futuro dos jogos. Filmes nos faziam acreditar que aqueles capacetes pouco discretos com um visor dentro ainda ia sugar nossas mentes e chegaríamos a um futuro que nem precisaríamos sair de casa. Lembro de episódios de Simpsons e Arquivo X, e muitos filmes em que "a máquina" (das duas uma) ou quebrava nosso galho ou pretendia escravizar/exterminar a humanidade. Ah, sim, o jogo, eu ia esquecendo. Não curti. E acho até um alívio que essas previsões sobre a RV estejam erradas.
 
  •  Melhor jogo independente: Inside
As semelhanças com Limbo são grandes, mas isso é justificado, é dos mesmos criadores: Playdead. Não tenho muito a dizer sobre ele. limbo era genial. Acredito que o Inside não seja inferior. A história é que ficou boa (um pouquinho melhor que seu antecessor), considerando invasão alienígena, escravidão humana, controle mental e outras atrocidades... Enquanto você é apenas um garoto curioso prestes a ser descoberto e destroçado.
  •  Melhor direção artística: Inside
Não que seja um verdadeiro show, mas... muitas vezes, menos é mais. É o caso da simplicidade de Inside. O prêmio, acredito, deixou até o povo da Playdead impressionado.

  •  Prêmio Impacto: That Dragon, Cancer
Imagine que você e sua alma gêmea têm um filho e ele é diagnosticado com câncer. Existe uma cadeia de montanhas a escalar agora, para que você vença essa luta. No papel de pai, você resolve homenagear o filho em um game que ensinaria sobre esforço e vitória. Isso se seu filho tivesse resistido. Triste e verdadeiro, o jogo trata de uma narrativa sobre a vida do autor, o pai, tentando salvar o filho de um câncer terminal. Até aí parece contraditório? Tem mais polêmica: jogadores e desenvolvedores abriram demais o jogo no Youtube, e as pessoas que assistiram chegaram à conclusão de que não há motivos para comprar algo que está tão abundantemente disponível no Youtube. Queda de vendas certíssima.

Uma pena, o projeto era bonito. E eu nunca descobri se o jogo tem um final bom, considerando que na vida real a batalha contra o câncer não foi ganha.

  •  Melhor performance: Nolan North como Nathan Drake em Uncharted 4
 
Tá aí uma profissão de futuro: modelo de videogames! Quer melhor? Que tal ganhar o TGA com a melhor performance? Sabe como é isso? Nem eu! Mas Nolan North, esse filho-da-mãe, sabe!
  •  Melhor narrativa: Uncharted 4: A Thief’s End
 Sabe, olhando para o enredo de Uncharted, você poderia acusá-lo de plagiar Tomb Raider. Mas, diferente de Lara Croft, Nathan Drake É um ladrão de tesouros, assumidamente. Ele não disfarça isso com termos como "caçador de tesouros" ou "arqueólogo". Ouviu isso, Indiana Jones? Entendeu, Locke? Arqueólogos de verdade entram em tumbas depois de limpá-las com um pincelzinho menos eficiente que uma escova de dentes! Eles não entram em lugares ativando todas as armadilhas e rompendo estruturas de milhões de anos atrás! E eles não possuem duas pistolas 22mm com munição infinita. Se bem que Tomb Raider evoluiu e... desculpem, onde é que eu estava mesmo?

  •  Jogo do ano: Overwatch
 
  • Melhor produção: Blizzard/Overwatch
Já  faz horas que quero fazer uma postagem só pra esse jogo!
Confesso que comprei só pra não ficar de fora. Eu nem curto tanto FPS, mas a animação me empolgou. Joguei a primeira partida e... bem, meu gosto pra jogos mudou muito.
Eu gostaria que o mundo inteiro descontasse suas frustrações em uma partida desse jogo.
Guerras deveriam ser decididas assim.
Argumentações jurídicas deveriam ser decididas assim.
 A reforma agrária deveria ser decidida assim.
  • Melhor jogo multiplayer: Overwatch

Eu já contei pra vocês o quanto eu gosto da Blizzard, que concebeu o Overwatch, e o prêmio é merecido? 

Sim... apesar de leves contratempos: o jogo foi lançado com poucos modos de partida, o jogo só funciona on-line, não há como duas pessoas dividiram a mesma tela, Overwatch não decepciona. É muito mais que um FPS, é uma animação da qual você, como jogador, faz parte.
  •   Melhor jogo de eSports: Overwatch
Sim, Overwatch agora é um "E-esporte". Chupa, LOL!

  • Melhor equipe de eSports: Cloud 9
Não conheço os caras da Cloud 9, mas gostaria de jamais me encontrar com eles em uma partida de Overwatch.



Se você joga também, pode me adicionar na PSN! 

Meu nick é robertobier, com minúsculas mesmo. 

Sem mais considerações, fecho este post por aqui. Vocês devem estar cansados.
Só pra terminar: e aí? O que pensam sobre essa premiação?
Foram merecidos? Pra quem vocês dariam o prêmio?

Let's play!!!

Um comentário:

  1. "Ganhar esse prêmio é uma conquista individual que me deixa muito feliz porque eu abdiquei muito tempo da minha vida para chegar onde eu cheguei, e nada mais justo do que comemorar todo esse tempo com vocês aqui hoje"
    >Abdicou porque quis! A pessoa optou por jogar videogame e agora quer dizer que abdicou de seu tempo de vida? Isso não é um tanto contraditório?
    E que preconceito é esse com gordinhos, Bier?
    Aquele menino do Zelda cresceu, hein?
    Fiquei triste com esse jogo sobre o Câncer, não achei correto o que eles fizeram.
    Eu jogaria ovwerwatch contigo e com o Gabriel, vocês jogam?


    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!