quinta-feira, 9 de abril de 2009

Porque procurar por uma alma gêmea?

Eis uma questão difícil. Seria mais ou menos isso que o roteirista de "Eu Robô" teria escrito, quando fala do comportamento da máquina diante da solidão. Vamos aplicar isso às pessoas:

Porque procuramos pela luz, quando está escuro?
Porque procuramos alguém para conversar?
Porque quando saímos, queremos que nossos amigos saiam conosco?
E, finalmente, porque procuramos por uma alma gêmea?

A resposta (não única) parece-me ser o tempo. Ele passa destruindo tudo, mostrando o quanto somos mortais. E a morte é uma certeza. Para continuarmos "imortais" no coração das pessoas que amamos, precisamos delas como testemunhas de nossa existência.

Daí a ideia de escrevermos cartas e e-mails. De darmos telefonemas para as pessoas distantes e perdermos a noção da hora conversando. Daí a ideia de nomearmos alguns de nossos amigos de "melhores". Eles são fiéis testemunhas de quem somos nós. Eles terão filhos e netos e dirão a esses que nós existimos, que éramos especiais, que completávamos seus dias.

O que o amor tem a ver com isso? Muito! Pois ninguém escolhe um amor para que ele dure pouco. Nós queremos na pessoa amada um cúmplice. Nós queremos uma figura de companhia em baixo das piores tormentas e até o final delas, para que fiquem conosco observando o arco íris. Será que nesses termos a amizade não substitui o amor? É parecido, mas não é igual. Amizade é uma confiança que temos com os olhos fechados. Amor é o que nos faz fechar os olhos para muitas coisas. Nossos amigos estarão conosco e seguirão suas vidas, sempre na tentativa de nos manter unidos. O Amor é incondicional, é uma escolha para a vida toda, sem espaço para que cada um siga seu rumo, ou seja, é fazer dos caminhos um só.

Nós procuramos nossas almas gêmeas com a esperança de que seremos entendidos em nossas ações e pensamentos. E, apaixonados, imaginamos que essa pessoa está nos olhando como se possuísse onipresença, mesmo quando temos certeza de que ela não está lá. Mas, quando estamos apaixonados, temos essa pessoa conosco sempre. Sentimento é algo que a distância não separa e que nem mesmo o tempo pode destruir.

2 comentários:

  1. Ainda acho que não existe alma gêmea, as pessoas se elegem assim.

    ResponderExcluir
  2. O que esperar de vc, Andrezinho?

    Eu comprendo a sua crença (ou a falta dela). Mas "alma gêmea", se vc prestou atenção, foi apenas força de expressão.

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!