sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Reflexão sobre a vida






Quais são seus sonhos?

Qual é a sua vida?

É sua mesmo, ou segue o padrão criado pela sociedade?

Você, assim como os plebeus na idade média, acredita que sempre irá ser pobre?

Você vive a vida por você ou pelos outros?

O que ficará de sua vida nesse mundo quando você for embora?


A vida! Ah! A vida! Uma junção de expectativas, projeções, sabores, sensações, experiências e decepções. São expectativas dos outros, expectativas suas e, dentro disso tudo, se você é alguém esperto, vai enxergar outra coisa: a limitação que é imposta pelo ciclo vicioso social. Sim, se você se importa com a opinião dos outros, dificilmente terá uma boa vida.

Vão cobrar-lhe muita coisa: a faculdade, a casa, os filhos, o marido, a tal de estabilidade profissional que nada mais é do que a falsa sensação de segurança no trabalho e a de que você é insubstituível.
(AH! Até parece!).

 E, no meio desse furacão todo, a maioria das pessoas começam a limitar sua própria vida, limitar seus sonhos ao que é esperado.

Qual o sentido da vida? Não sei o seu, mas o meu, com toda certeza, é ser feliz. E aprendi que se quero isso é necessário ignorar muitas coisas, e delas, duas são as críticas, opiniões e as expectativas dos outros; não é que se ignore completamente, mas apenas não se deve guardar nada que não seja útil.
A maioria das pessoas tem o sonho da casa com os filhos e o amor, a estabilidade profissional, etc. Eu vejo isso como algo pequeno demais, fácil demais e, por isso, irrelevante para a minha existência.

"E então o que você faz, Raíra? Não se preocupa com essas coisas?"

Sim, me preocupo. Mas não quero nem pretendo me limitar a elas. Nós recebemos esse presente fantástico que é viver, porque vou desperdiça-lo vivendo a vida que todos vivem?! Quero ter novas experiências, sensações e acima de qualquer coisa, deixar algo bom quando me for.

Viver para cumprir a expectativa social para mim é muito pouco e egoísta demais! Um presente tão grande desperdiçado com coisas tão pequenas, você pode modificar a realidade de tantas pessoas, e não por obrigação, talvez não exista sensação mais compensadora do que ajudar os outros.

É isso que quero propor aqui, procurem um projeto social, passem uma tarde e vejam como se sentem, como poderiam ajudar.
E façam coisas que não fariam por conta das limitações que as pessoas que vivem ao seu redor te impõem, viva sua vida verdadeiramente para si, e em consciência dessa dádiva, dedique a mudar nem que seja um pouco desse mundo.

E talvez você finalmente encontre a vida que tanto sonha, e deixe esse vazio e futilidade que parece rodear tudo.


2 comentários:

  1. Acho que o segredo da vida é parar de tentar entender seus segredos e partir para curtí-la! Gostei muito da tua visão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! como disse é apenas uma reflexão acho que de vez em quando a gente tem que fazer essas coisa parar pra pensar em onde queremos chegar com o que temos feito, ajudar a nos guiar ao que realmente importa

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!