segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Poesia em Gankutsuou



Um anime pouco popular que foi baseado no livro de Alexandre Dumas - O Conde de Monte Cristo - Se passa numa França futurística, no ano de 5053 E.C. Albert de Morcerf e seu melhor amigo Franz D'Epinay estão passando o carnaval em Luna e "casualmente" conhecem o misterioso Conde de Monte Cristo. Albert é sequestrado pelo famoso bandido Luigi Vampa, sendo salvo pelo Conde, que em troca pede que o apresente à corte de Paris. Com a chegada do Conde à Paris dá-se início a uma trama envolvente de ódio, amizade e traição que revela a sua verdadeira identidade, Edmond Dantès que traído por seus amigos Danglars e Mondego (Fernand de Morcerf) e condenado injustamente pelo juiz Edouard de Villefort. Pactua na prisão com o espírito Gankutsuou por liberdade, sabedoria e dinheiro oferecendo em troca seu corpo e alma, partindo depois em busca de vingança. Uma incrível direção de arte, que faz-se notar pela bela iluminação e  as texturas digitais.



Agora que você está devidamente apresentado ao anime posso prosseguir. Seguindo o exemplo do meu bom amigo Bierzudo e aproveitando o costume de tomar nota resolvi selecionar algumas passagens poéticos desta obra. Peço desculpas pela postagem tão grande, afirmo que a poesia é muito maior, aconselho que assistam e espero que gostem.







"Franz... Nestes últimos 5 anos eu me desesperei.
Li livros como um louco, sempre ao lado da cômoda.
E antes de notar completei 20 anos. Eu... simplesmente
estava desesperado. Disse que tinha que viver.
Que tinha de viver por você, por meu pai e pelo conde.
Franz, fiquei com muito medo. De ficar preso ao passado.
De que me obcecasse com ele e acabasse odiando alguém.
Me desculpe, Franz... Sinto muito pela demora...
por demorar tanto para vir." 



"Nunca me apaixonei assim como a protagonista daquela ópera.
Minha vida é toda assim. Algo no qual possa me perder.
Algo que cative meu coração e não o solte. Fiz esta viagem para achar isto.
- Você já se apaixonou Conde? 
- Sinceramente, também já senti algo por certa mulher.
E já sonhei em um futuro com ela. Mas, tudo isso acabou sendo só um sonho.
Resumindo, sonhos são só sonhos. E no lugar destes sonhos está o eu atual. "

- Albert Morcerf





"Albert, ouça. nunca odeie alguém.
Amor e ódio sempre começam com se importar com alguém.
É triste, mas acho que às vezes,
quando o amor não é correspondido, ele se torna ódio." 

- Franz D'Epiney















"Sou apenas um galho que permite ao Conde desabrochar."

  - Haydeé










"Eu não morrerei. Não me permitem morrer. Fernand... Veja. Veja o homem que sacrificou o seu corpo e alma por esta vingança!"
Edmond Dantes/O Rei da Caverna

"Ame abertamente, sem medo de se ferir."


"O que eu tenho é o poder de uma vontade forte.
Mesmo que os outros aceitem as coincidências e sejam
levados por elas, eu não as aceitarei. Pois forjei meu
próprio destino com o poder de minha própria vontade."


"Era inevitável, não existem coincidências neste mundo. No fim tudo é carma."


"Sentimentos de ódio e inveja contra outros são
emoções alimentadas e criadas silenciosamente,
escondidas do alvo. Quanto mais feliz a pessoa é,
menos ela sabe sobre seus sentimentos."

"Você não está sozinha e nunca estará,
pois há alguém que pensa em você.
Não esqueça isso."



"Curiosidade é um sinal de inteligência."




"Encontrei com o jovem, na casa de meu amigo.
Sua alma que não sabe o que é amar encontrou
com a alma de quem ama. Ele perguntou "Você ama sua noiva?" 




"Nos conhecemos naquele dia em Luna.
Talvez você sinta que nosso encontro foi coincidência.
Mas no destino isso não existe. Assim como o sol
se põe de acordo com as leis do universo, o destino
também é composto de uma necessidade inflexível.
É porque um homem ama o que o faz rir, chorar e odiar.
Minha vida é como este jardim em miniatura. É vazia e frágil."


"Quando te conheci você me fez notar
que sempre há esperança,
 não importando sua situação atual.
Nunca esquecerei isso." 



Me considera um homem terrível?
- Não, ficarei ao seu lado para sempre.
Mesmo que signifique trilhar o caminho para a ruína.
- A Ruína não virá para nós.
O Conde se dirigindo ao Bertuccio


"Não estou mais só na minha solidão.
Pois eu estou rodeado pelos deusas da vingança.
Nas trevas eu esperei o amanhecer.
E quando ele chegou, amaldiçoei minha carne
até a noite cair novamente. Até rezei para enlouquecer.
Mas estas rezas foram em vão. Até ansiei morrer,
mas a mão fria e impiedosa do diabo me impedia."


"A amizade eh algo tanto fascinante quanto lindo.
Graças a este poder o garoto conseguiu escapar
das garras dos bandidos. Meu amigo disse mesmo
assim não há nada mais inconstante quanto o coração humano".


"Fique com ele, ele servirá para
congelar nossas lembranças deste dia.
Lembranças só nossas." 



Mercedes Herrera,

Há quanto tempo. Como está? A nave finalmente começou a voltar à Terra. Infelizmente o capitão ficou doente. Não acho que seja sério, mas parece que nossa chegada demorará mais um pouco. Sinceramente, esperava chegar em casa agora para te abraçar. Naquele dia em que zarpamos pude ver as luzes de Marselha da portinhola enquanto elas se afastavam. Todo dia eu penso naquela luz, na luz das pessoas que amo. Guiado por ela, nunca saio de meu caminho ou deixo de ser eu mesmo. Aquela luz que brilha tão forte

no nosso futuro é a felicidade. Então por favor não se preocupe e espere por mim. Ao invés de abraçá-la agora, eu digo isso: Espere, e tenha esperança.
A minha amada Mercedes.
De coração,
seu Edmond Dantés.



Dedicado à Andressa Rodrigues

4 comentários:

  1. Ah, meu bom amigo! Que dedos afiados ao teclado! Muito bom, cara! Uma postagem magnífica, na minha humilde opinião!

    ResponderExcluir
  2. Quanto lisonjeio. =) muito obrigado, mas tenho certeza de que não está tão bom, quanto os seus quais me inspirei. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua postagem.muito bacana .parabens por sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Este anime é uma verdadeira obra de arte

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!