domingo, 10 de outubro de 2010

Japoneses criam DVD de 25 Terabytes?!

A guerra entre as mídias HD-DVD e Blu-Ray terminou anos atrás, com a vitória da mídia azul da Sony, de até 50GB. No entanto, os japoneses (sempre eles!) conseguiram um feito inacreditável, que deixou a alta definição do Blu-Ray no chinelo, aparentemente.

De acordo com os cientistas nipônicos, a capacidade do DVD pode ser aumentada de 4.7GB e 9GB para até 25 Terabytes. Em resumo, 25 mil gigabytes. Como? O líder do projeto e professor de química da Universidade de Tóquio Shin-ichi Ohkoshi tenta explicar como funciona. Ele diz que, pintando um material variante do óxido de titânio no DVD, que pode ou não conduzir eletricidade dependendo da esposição à luz do composto, é possível ampliar a capacidade do DVD tradicional em até mil vezes a capacidade do Blu-Ray.

Não bastasse isso, Ohkoshi afirma que o óxido de titânio, necessário para fazer DVD milagroso, custa um centésimo do composto necessário para fazer os DVDs e Blu-Rays de hoje em dia. E pra terminar com chave de ouro, uma das fontes diz que não serão necessários novos aparelhos nem novos formatos de arquivo para serem rodados. Ou seja, seu aparelho poderá ler sem problemas este DVD megaboga. No entanto, outra fonte mais recente diz que um equipamento novo será necessário para ler partículas tão pequenas de informação.

O projeto está em fase inicial e deve demorar alguns anos para ser completado. Mas de qualquer forma, mais uma vez os japoneses mostram ao que vieram.

Via Ciência Hoje e Physorg

E eu feliz com meu hd de 80 giga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!