segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Injustiçados dos jogos de luta

Neste sábado tirei um tempinho pra tirar o pó do meu DVD “Capcom vs SNK2”, de PS2. No meio das partidas fodásticas eu pensei: “Bah, que nostálgico...” – E me veio à cabeça uma galera que não foi muito feliz nos últimos jogos das empresas nipônicas...
Aí decidi fazer uma listinha que merece o crédito:

1º lugar: Shingo Yabuki
Jogo: The King of Fighters 97 (origem)
Responsável: SNK (pela criação)/Playmore (pelo fracasso)
Injustiças: Em todos os jogos em que participa, especialmente em KOF 2001.


“Injustiçado” deveria ser o outro sobrenome de Shingo...

História: Pra quem não conhece, ele é fã convicto de Kyo Kusanagi. E tanto perturbou seu ídolo, que acabou se inscrevendo para seu primeiro KOF, mesmo sem um time definido. Shingo possui braços bem definidos, prova que deu muito duro pra chegar aonde chegou. Kyo o adotou como seu discípulo, em troca de pãezinhos e outros trabalhos de capacho...
A injustiça: Shingo jamais dominou elemento algum e tem seus golpes bastante limitados (no entanto, aqueles que curtem o carinha sacam: ele nunca precisou de poderes pra ser o que é: um vencedor!). Há quem jure que Shingo foi feito pra apanhar mesmo. E essa idéia foi reforçada quando saiu KOF 2001, onde, em sua foto de vitória, ele se encontra completamente arrebentado.



Também tem quem ache que eu estou exagerando quando digo que Shingo é um vencedor, mas vejamos: Foi ele quem (re)reuniu Kyo, Benimaru e Daimon como time japonês para o KOF 2001. O final ficou hilário! O trio se despede de Shingo dizendo que valeu a pena lutar juntos de novo, mas que seria melhor que Shingo arranjasse mais coisas pra fazer. Isolado (bah, que final loser!) Shingo lamenta seu abandono e é encontrado por Saisyu Kusanagi. É lamentável que não se tenha mais informações desse encontro. Shingo, até então, não mostrou grandes melhorias em sua técnica de luta.



2º Lugar: Dan Hibiki
Jogo: Street Fighter Alpha (origem)
Responsável: Capcom
Injustiças: em TODOS os jogos em que participa, sem exceções.
Em matéria de ser injustiçado, Dan só perde pra Shingo, mas levemente. O primeiro lugar foi acirradíssimo.



História: Dan é filho de um grande mestre de Karatê Saikyo, que arrancou o olho de Sagat em um duelo. Dan não teve muita convivência com o pai, mas sabendo que Sagat o matou, desenvolveu um estilo próprio.



Injustiças: Um cara com uma história assim não poderia ter ficado tão ruim. Isso se deve ao fato de ele ser uma paródia da Capcom aos personagens Robert e Ryo (da SNK). Dan também lembra um pouco o ator Steven Seagal, e alguns dizem que ele tentou ser ator, mas não se encontra nada a esse respeito nos jogos. Dan tem em seu braço o poderosíssimo Gadouken (paródia com a magia de Ryo e de Ryu) de curtíssimo alcance, o imbatível (ah, ta!) Kouryuken (paródia do Shoryuken) que sobe de maneira completamente vertical, sendo um golpe de pouco rendimento e outras pérolas de golpes, que dificilmente acertam o adversário por inteiro.



Paródia ou não, Dan jamais foi um bom personagem isso por pura vontade da Capcom de zombar da SNK. Umas das frases que refletem bem isso é dele em SFAlpha3: “Eu não conheço a Arte de Lutar, mas eu quero ser o Rei dos Lutadores!”

3º Lugar: Adam
Jogo: Streets of Rage / Bare Knucle
Responsável: Sega
Injustiça: Streets of Rage 2 e 3



História: Adam é ex-policial, assim como Axel e Blaze. Saíram os três às ruas pra fazer justiça, já que a polícia tem feito corpo mole. Sem vestir o traje de justiceiros, eles resolvem qualquer parada na base da porrada (ah, como os jogos tem dessas maravilhas) em marginais, computadores, cabines telefônicas e o diabo-a-quatro!

Injustiças: Adam é, logo depois de SoR, seqüestrado e mantido como refém em um cativeiro. Qualé??? Todos os personagens de SoR partem para as outras versões com golpes novos. Adam, que não era um cara ruim (aliás, a melhor voadora de SoR 1) nunca mais participou de um game como protagonista.
Tá certo que a historyline ficou interessante com o seqüestro, mas... ele nunca mais desceu porrada! Em SoR 3, ele ainda ajuda os personagens, mas nada de partir pra pancadaria. Pena!



4º Lugar: Cody Travers
Jogos: Final Fight (1), Street Fighter Alpha 3, Final Fight Streetwise
Responsável: Capcom
Injustiça: em Street Fighter Alpha 3



História: Cody foi chamado por seu amigo Haggar, o prefeito, para dar uma lição numa gangue de sua cidade. Namorou a filha de Haggar até que seu mandato acabou. Como a polícia anda muito molenga (opa, vc já leu isso antes?), Cody saiu às ruas à procura de justiça. Essa tarefa não pode ser feita por simples cidadãos como ele, por isso Cody foi preso. Saiu da prisão em busca de uma luta que o satisfizesse... e acabou salvando o mundo das garras de Bison (grande coisa, até o Dan fez isso!) e acabou pegando a condicional.


Injustiças: O cara teve de encarar a galera do Street Fighter algemado e com roupa de banana de pijama! Além do mais, um excelente lutador poderia ter sido mais explorado em nível de historyline.



Guy: Agora que me derrotou, o que vc vai fazer?
Cody: Salvar a porra desse mundo. Não tenho mais nada pra fazer.
Guy: Ah, bom... passa lá em casa, outra hora!



5º lugar: Joe Higashi
Jogos: Fatal Fury (origem), Real Bout (releitura de FF) e King of Fighters (quase todos)
Responsável: SNK (origem e fracasso)
Injustiça: em Fatal Fury 3



História: Joe Higashi entrou por mera questão de diversão em um dos primeiros torneios do KOF, o qual Geese Howard patrocinou. Na verdade, Joe é quem tem a história mais vazia, mas é um grande amigo dos irmãos Bogard.

Injustiça: Em Fatal Fury 3, a principal razão pela qual luta é que o provocam devido aos trajes de lutador de Muay tay: um calção amarelo. Até a policial Mary tira sarro dele, insinuando que ele é escandaloso e anda de trajes íntimos por aí. É um absurdo um número tão grande de lutadores não saber o que é o traje de Muay tay!



Joe tem barriga de tanquinho (comentário gay, eu sei), e se esforçou muito pra conseguir o título de Satã das artes marciais! Ta certo que ele gosta de zombar, fazer escândalos e tem aquele cabelo de dar inveja ao Benimaru, ainda assim... ele merecia uma historyline de respeito! Mas já que ninguém tem...



6º lugar: Takuma Sakazaki
Jogos: Art of Fighting (origem), King of Fighters (vários)
Responsável: SNK (origem)/ Playmore (fracasso)
Injustiça: KOF 2003 – XI em destaque.



História: Takuma é o principal representante do Karatê Kyukugen-ryu, já teve a filha caçula seqüestrada e muita dor de cabeça com criminosos como Geese Howard e Mr. Big. (resumidamente é isso).



Injustiças: Takuma é, nos KOFs, o personagem que mais fala em aposentadoria... e se aposenta mais de uma vez! Sem contar que ele nem é dos mais velhos: perde feio para Saisyu Kusanagi e Chin Gentsai, que nem ao menos sonham com aposentadoria.



Takuma ficou muito bom em muitos KOFs, mas tem deixado a desejar muito em KOF 2002, já que suas magias ficaram invisíveis e inúteis...


A pior de todas ainda está por vir: Takuma, ao fim do KOF 2003, foi atacado por alguém nas sombras. A maior hipótese é que tenha sido Eiji Kusaragi, um ninja que foi desmascarado publicamente por Ryo, Robert e cia ltda. (ainda que possa haver N possibilidades). Aí, ao final de KOF-XI (a continuação de KOF 2003), tem-se um final completamente alheio ao ocorrido em no final anterior. Takuma ta vivinho da silva, como se nada tivesse acontecido. Lembrando que no final de 2003 ele foi levado por uma ambulância.




7º e 8º lugares: Sie Kensou e Bao
Jogos: Psycho Soldiers (origem de Kensou), KOF 99 (origem de Bao)
Responsável: SNK (origens)/ Playmore (fracassos)
Injustiça: KOF (diversos)





História: Kensou em princípio foi contra, mas acabou cedendo a chance de Bao participar do KOF. Pasmem: Bao não tem 9 anos de idade ainda, mas é prodígio em poderes psíquicos. Quando esses poderes chegaram ao auge, os poderes de Kensou sumiram.

Injustiça: Kensou se virou super-bem sem poderes, e os recuperou parcialmente em KOF 99 (final especial)...


...e totalmente em KOF 2000.

Porém, nesse último, recuperou os poderes fazendo respiração boca-a-boca em Bao. O problema é que muita gente acha que Bao é uma menina, devido à voz fina... daí vinculam uma coisa a outra.

Fatos:
1 - Bao é menino!
2 – Kensou não o beijou! Ele tentou trazê-lo de volta à vida após um disparo do Canhão Zero
3 – Respiração boca-a-boca serve para salvar vidas, não comprometendo a sexualidade de nenhuma das partes.

É uma injustiça pensarem qualquer coisa contrária a isso.

9º lugar: Cammy White
Jogos: Street Fighter Alpha 2 gold, Street Fighter Alpha 3, Super Street Fighter II
Responsável: Capcom
Injustiça: em todos os SF que participa



História: É também a principal injustiça!



Cammy sabe pouco sobre o próprio passado e nunca está consciente quando luta. Parece que Bison tem controle sobre sua mente. Isso não acontece em Super SF II, porque Bison já havia usado ela para seus propósitos porn..., digo, maléficos!


Provavelmente a personagem mais simpática da Capcom...

10º lugar entre outros: K9999, Angel, Bob Wilson, irmãos Jin, e outros da SNK
Jogos: KOFs – vários –
Responsável: SNK/Playmore
Injustiça: participações pequenas ou neutras em KOFs, isso quando jamais apareceram!


K9999 foi um ótimo antagonista no KOF 2001. Sumiu com Angel e não deu mais as caras.


(Que inveja!)


Bob Wilson foi figurante no KOF 97. Poderia ter participação de valor, dentro de um bom trio.

Os irmãos Jin são de mesmo caso:

Figuram o KOF 2002, que não tem historyline.

Muitos outros personagens da série Fatal Fury e da série Art of Fighting deveriam entrar nos KOFs, mas aí a história é outra...


A quem chegou até essa última linha lendo tudo que eu disse, o meu muito obrigado!


(Parênteses)

(Agradecimentos especiais aos blogueiros de plantão)

(Muito obrigado, minha irmã de coração: Adrieli Nisa! Eternos irmãos fãs de KOF!)

(O blog será semanal. Acho que é melhor assim.)

(São quase 4 da manhã, melhor eu dormir! Boa semana a todos!)

4 comentários:

  1. Odeio os irmaos Jim, oh ceus1! mas concordo com vc... ha muitos injustiçados, mas a vida dos protagonistas sao construidas em cima destes nao é?

    engraçado... isso parece minha fonte de pesquisa para fics XD

    ResponderExcluir
  2. bom,eu nao entendo muito disso mas li e sabe? tu escreve muito bem! obrigada pelos comentariossss.bjossssss

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Kensou e o Bao.

    1. Não há nada de errado em ser gay. O Kung Jin do Mortal Kombat X é gay DE VERDADE(Confirmado pelo Ed Boon). Você odeia ele só por isso?
    2. Homossexualidade e pedofilia são duas coisas bem diferentes. O Bao tem 12 anos, se o Kensou sentisse atração por ele, ele seria pedófilo e não gay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Respiração boca-a-boca serve para salvar vidas, não comprometendo a sexualidade de nenhuma das partes."
      - Eu não falei em homossexualidade em nenhum ponto, colega.

      A questão é que estou defendendo o GÊNERO de Bao, visto que confundem ele com uma menina, não sua opção sexual, tampouco a do Kensou.

      Ódio por personagens assumidamente gays? De onde você tirou que eu tenho esses sentimentos?

      Excluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!