sábado, 23 de março de 2019

Losers - E as nuances do fracasso


Losers, uma série de documentários produzida pela Netflix, aborda o que alguns poderiam chamar os grandes azarões da história dos esportes. Cheia de histórias que me fizeram repensar o que penso ser fracasso.


A série aborda a historia de grandes atletas que muitas vezes tinham muito reconhecimento, mas esses momentos de sucesso, que comumente vemos como reflexos do "Dom" ou "talento", são a ponta do iceberg de uma vida de series de fracasso profissional.

Nela vemos os fracassos dentro das historias, e como os fracassos são importantes!

Aprendi que o fracasso ou vitoria pode ser relativo, muitas vezes o fracasso é o que os liberta para a verdadeira vitoria.

Pois fracassar nem sempre é não obter seu objetivo, pode ser ignora-lo (o objetivo) por viver uma vida de vitorias em algo que não é seu sonho. Fracassar verdadeiramente para mim hoje é não cumprir ou viver o proposito da minha existência. Não fazer ressoar o mundo o meu nome secreto de acordo com os egípcios a unica palavra que poderia tornar imortal minha presença.

Fracassar não é perder numa competição, se você perde porque se mantém fiel aos seus valores ou ideais isso lhe faz mais vitorioso do que boa parte dos homens que viveram na terra. Perder por manter teus valores é algo precioso, raro. Um homem assim faz reviver o espirito do Rei Arthur, e traz ao mundo um verdadeiro ser humano. Logo é mais vitorioso que todos que lhe venceram por ignorar sua própria essência e valores.

O fracasso nem sempre é culpa nossa, as vezes o mundo não está pronto para o que podemos lhes oferecer. Quando isso acontece o que podemos fazer é abrir bravamente o caminho para que aqueles que vem atras possam mostrar os frutos de seu talento. A vitória que foi feita tendo como alicerce nosso fracasso injusto, sofrimento e coragem. A inspiração que damos a todos os que nos sucederam irá se tornar nossa verdadeira vitória.


Às vezes o fracasso persiste para nos mostrar que aquilo que procuramos não é a verdadeira vitoria. Nos mostrar que a vitoria reside antes de tudo em algo muitas vezes simples mais que apenas nós podemos entregar. Nós mesmos.

Então, caro leitor, da próxima vez que pensar que fracassou, busque conhecer melhor seu fracasso. Procure a força e a coragem em todos aqueles que fracassaram de forma homérica, todos os heróis que já cumpriram sua jornada.

Lembre-se do que disse Dumbledore: "Compreender é o primeiro passo para aceitar, e somente aceitando você pode superar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!