quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Aqui jaz uma amizade



É engraçado como certas modas funcionam. Precisamente ontem, perdi uma amizade antiga, e devo esse favor ao Facebook. É uma linda história, até que um (ex)amigo meu meteu a colher onde não devia. Em respeito a essas duas amizades, não colocarei nomes aqui, mas a história fica.


Aliás, moça, eu tenho certeza de que você não vem mais aqui, muito antes desse bafafá. Só que essa porra desse blog é meu, e eu escrevo a desgraça que eu quiser. Se fizer o mesmo, pode deixar o link do seu blog ali nos comentários. Mas duvido. Duvido, porque eu sei que você não se importa. Se se importasse, não teria feito o papelão que fez!

Adiante? Não, atrás: foi ontem!

(Insira uma referência a Chaves aqui)

Há muito tempo atrás, o senhor Roberto Bier fez uma amizade através do Orkut e do MSN, com alguém que escrevia fanfics sobre KOF e gostava da maneira como ele escrevia... coisas. Ah, foi quase amor à primeira vista. Ficaram amiguinhos e, tão logo pôde, ela lhe enviava links de seus textos.

...
OK, deixa eu contar isso em primeira pessoa, antes que eu me confunda.


Eu fui um pouco crítico, mas nunca cruel. Me ocorreu que um dia nos encontraríamos. Conheci seu marido, e o cara gostou de mim também. Ótimo, mais dois amigos. Ele, jogador de KOF também, que alegria! Os amigos dele, todos gostavam de KOF também! Ip, ip? Urrah! Parecia que aquele Estado todo estava esperando por mim.

Como eu me senti quando estava lá...

Porém, em épocas menos áureas, eu era professor. Sempre tive muito amor por esse ofício, mas no meu estado (Rio Grande do Sul, pra quem não sabe), o reconhecimento é menos que nulo, e a minha situação financeira mal permitia que eu fosse até o litoral, quem dirá ir até outro estado...

Os anos se passaram, fiz concurso público e ganhei alguma estabilidade financeira. Por isso, criei coragem e finalmente os visitei. Foi tudo muito bom, eu me senti verdadeiramente amado em um lugar tão distante... os novos amigos, todos muito queridos! O casal, nossa, super-compreensivos comigo.

Ah, minha amiga também é professora, seguida por muitos. É amada, respeitada e, certamente, uma formadora de opiniões, já que todo o aluno um dia vira adulto.

Depois, esse casal de amigos veio me ver, e conheceu um grande amigo meu, que jamais desgrudou de nós três.

Quase isso. Eu era o Coisa, eu acho.

Numa segunda viagem ao estado deles, meu amigo meu foi junto, mas com todas as despesas pagas por eles. Isso me deixou bastante chateado, porque eu também não tinha dinheiro na época em que nos conhecemos: eu ralei duro pra chegar onde cheguei... mas alguns merecem essa vantagem, né? Afinal, eu tenho emprego, porque eu ia precisar de ajuda?

O clima ficou pior quando estávamos lá, porque meus amigos queriam que eu cedesse meu apartamento para o meu amigo, considerando que ele não voltaria comigo ao nosso estado. Eu não aceitei. Mas na época, um outro amigo meu cuidava do meu apartamento, e "meu parceiro de viagem" chegou ao RS antes de mim, e bateu lá, pedindo ajuda... creio que tenha sido pra provar que conseguiria usar o meu apartamento mesmo que eu não quisesse.



Parece que ficamos em estado de guerra fria: evitávamos tocar no assunto do meu amigo viajante... de repente, já evitávamos falar comigo. E, sim, eu me refiro aos e-mails sem resposta, e às mensagens via Messenger que não foram vistas porque, segundo a senhora, não passa mais tempo em nenhum tipo de chat.

Faz de conta que essa é você...

Mas não brigamos... OK. Apesar de eu entender que consideração não é uma coisa que vá bater na minha porta tão cedo... Eu posso aceitar isso. Meu amigo viajante já foi lá mais vezes, mas o que eu tenho a ver com isso, né? Nada.

É duro de (eu) acreditar, mas não somos mais amigos. E ontem parece que isso foi devidamente declarado.



Vocês devem saber que o Facebook tá um porre com esse lance de política. Eu costumava falar em política no meu antigo blog, que já está extinto e eliminado da face do mundo virtual. Mas este ano, com toda essa turbulência, eu declaro estas eleições as mais complicadas pelas quais já presenciei. Em todo o caso, saibam: eu me mantive neutro o tempo todo.

E se você que está lendo este texto vive no Brasil... Peraí, quem diabos é você? Digo, você sabe que a coisa agora é entre o fantoche vermelho, o homem que consulta o ex-presidente até antes de ir ao banheiro X o Hitler verde-amarelo, o cara que fala o que pensa, mesmo que isso desperdice votos preciosos em um segundo turno.


Eu continuo em cima do muro, guardo minhas opiniões só pra mim... mas... às vezes uma postagem ou outra me chamam atenção. Mas por que eu faço isso? Deus do Céu! Por quê? Diabos!!! Por quêêêêê???

Tenho parentes que puxam a brasa para o lado do partido vermelho. Tô de boas. Publicam Fake News sobre seu próprio partido... deixo estar, todos sabem como são eles!

Tenho amigos do lado do novo Hitler, também. Publicam as notícias mais absurdas sobre o partido vermelho, publicam coisa pior sobre seu candidato, coisas das quais eu não sei se era pra ganhar ou pra perder votos.



E a minha amiga em questão, esse ser iluminado, essa pessoa tão de boas, vegetariana, good vibes, positividade universal... creditou alguns benefícios do governo ao partido vermelho.

Eu não devia, eu não deveria, eu não vou (mais) me meter, mas comentei que a Wikipédia tem informações  bem conflitantes sobre essa credibilidade. Entendam que eu fiz o comentário que fiz, esperando um salutar e respeitoso debate. Ela é uma formadora de opinião, queria ver o que ela tinha pra mim, se ela me convenceria de que estou errado. Eu tive 30 segundos para ler a resposta dela. talvez menos:

"Ah, ainda bem que você defende ele! Agora eu sei de que lado você está! E pra sua informação, tudo que está na wikipédia é editável, não tem nenhuma credibilidade!"



No que eu perguntei:

"Defendendo quem? Eu só quero que você me mostre onde estão os registros que toda essa alegação aí é verdade."

Mas, pressionando "enter", surpresa: a página não carregou. Demorei um pouco pra sacar. Atualizei, porque demorei (de novo) a acreditar. Sim, ela me bloqueou e excluiu de seu Facebook. Certamente por apoiar o Hitler verde-amarelo.

Em uma análise mais simples, ela só estava esperando um escorregão meu para cancelar a amizade, que já estava por um fio.

Onde você estiver, "irmã"... vá à merda!
Quer dizer que você está do lado do bem, calando aqueles que você decide que são maus?
Essa é a vitória da democracia?
Essa é a amiga que você quer ser? Aquela que julga e executa sem piedade?
Se você realmente fosse quem você acredita que é, teria topado debater comigo.

Mas já que você bolou a desculpa certa para romper seu laço comigo, e ainda creditar toda a culpa em mim, permita-me dizer apenas mais uma coisa: Não foi a minha máscara que caiu, foi a sua!



Faça um favorzinho a você mesma e ao meu amigo, que certamente vai passar o natal com você: enfia ele no rabo, se é que você já não o faz!

2 comentários:

  1. O que mais me impressiona é que vocês ainda estavam adicionados no facebook.

    É triste, as pessoas tiram até COMUNISTA de um "bom dia" de alguém que não faça o sinalzinho de arma com a mão.

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou de uma doida a quem fiquei perdidamente apaixonado, mas levei um fora virtual e estúpido dela. Escrota!!

    Hoje em dia, ela e o "cara de pastel" bundão do marido nem me falam "oi", nem em eventos ou lugares públicos. Que se F...!!
    Felicidades a eles, mas longe de mim!!

    ResponderExcluir

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!