domingo, 24 de fevereiro de 2019

Saudades do Recife



Saudades do Recife






Ah! como sinto saudade!
Saudade da minha terra, que nunca antes foi minha!
Do cheiro da maresia, do sol caloroso, efervescente!
Sol que fazia aquele rebuliço por dentro que fazia frevo no meu corpo.



Saudade dos rios, da poesia que dança por toda a cidade.

Do Mercado de São José,
mistura de caos e arte. de tantas formas cores e cheiros.
Do Recife Antigo, dos mistérios escondidos por toda a historia da cidade.

Saudade do povo sorridente,
que segue em frente espontâneo, criativo.
Mesmo na dificuldade!
Ah que saudade!!!!

Saudade de não ser estrangeira na terra minha.
de ter meus costumes em normalidade.
De me expressar sem dificuldade!
Que saudade!!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Final Fantasy XV


Há uns meses atrás, quando eu não tava tão ferrado no quesito grana (coisa rara), um colega de trabalho me ofereceu (com um desconto camarada) o jogo Final Fantasy XV. Pedi a ele uns dias para pensar no assunto. Final Fantasy XV...

Nesse tempo, pesquisei um pouco sobre o jogo, porque mesmo com desconto, eu poderia estar comprando uma bomba, ou simplesmente a maior mancada já produzida pela Square. Aqui, um devaneio entre minha pesquisa e meus pensamentos:

A estréia da série em Português-BR (legendado)...
Como sempre, um "novo jeito" de jogar Final Fantasy...
Mundo aberto, lembrando o saudoso GTA...
Um Final Fantasy feito para os velhos e novos jogadores...
Eu não terminei muitos FFs... Será que eu preciso de mais um RPG na prateleira?
Desconto... um colega precisando de grana...
Olha, você só vive uma vez. E se ele mofar na prateleira, eu tenho a aposentadoria inteira pra jogar, desde meu PS2 até... esse Final Fantasy. Quer saber? [...]

E, sim, meus amigos, como vocês estão imaginando, arrematei a relíquia e... guardei-a na prateleira. Tenho trabalho, casa e uma filha pra cuidar. Ser adulto é uma merda!

Mas, uns dias pra cá, resolvi tirar o pó da caixa e embarcar na aventura. Como todo o Final Fantasy, temos muita coisa pra se fazer. Mas nada é de todo o ruim, pois missões paralelas ajudam a upar os personagens, né?

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Trilogia Millenium - E um escritor feminista




Aos que não estão familiarizados a trilogia de livros Millenium, é uma serie de romance policial, que nos traz não apenas mistérios instigantes e cativantes como a versão ampliada do mistério do quarto fechado, ou ainda de um criminoso invisível para o governo envolvido em crimes contra a humanidade e as mulheres. Mas acima disso nos traz personagens profundos, tanto masculinos quanto femininos. Nos traz mulheres com interesses profundos e amplos nas mais diversas áreas.

A trilogia inteira me parece uma Ode as mulheres, no melhor dos aspectos, uma obra feminista escrita por um homem feminista, Essa obra já foi adaptada 3 vezes ao cinema, o primeiro filme feito no pais de origem da obra Suécia traz uma personagem feminina intragável para o paladar de boa parte dos homens. Uma mulher independente, fechada, "grosseira", reativa de forma agressiva ao menor ato de ameaça. Essa é a Lisbeth Salander interpretada por Noomi Rapassi, ela te mostra a cada cena que não precisa de ninguém além dela mesma, que apesar de sofrer é mais do que capaz de ser sua própria heroína.