sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como eu conheci o Homem de Ferro

Antes de tudo, gostaria de esclarecer a minha opinião sobre o personagem, não fiz uma pesquisa aprofundada sobre o mesmo, pois como irei dizer, fiz com a inocência de uma criança, mas peço que se você, talvez fã de anos do herói, souber algo a mais e queira acrescentar, fique livre para o mesmo.

O nosso querido Anthony Stark já passou por varias transformações de carisma, de herói mediano, a vilão criador de guerras a querido do mundo...e não foi diferente comigo.
O "Cabeça de Lata" já foi o meu herói predileto...como? Tudo começou na serie animada dos anos 90 do Amigão da vizinhança, na época por algum motivo, eu não lembro  (fiz esse texto com a inocência de uma criança, sem pesquisar muito profundo), mas que ao invés da armadura rubra era o seu amigo Maquina de Combate/Guerra/Batalha/MK II  e eu fiquei encantado com o cara de armadura prateada dando sopapo em todo mundo e com uma mini-gun.

Depois apareceu Stark com aquela armadura colorida e cheia de brilho (não era o Edward do Crepúsculo, eu juro!) eu fiquei boquiaberto e até comprei um boneco da China dele (que veio com um Spider muito musculoso) mas a magia meio que acabou por ae.
Numa tarde qualquer eu vi um desenho que era só dele e pude ver melhor suas habilidades e te digo, cara eu adorei muito! Menos o bigode.
Acho que o que tornou o esse personagem favorito foi jogando o Marvel VS Capcom na casa do meu melhor amigo e nos fliperamas de boteco que tinham em Taquara, eu era péssimo, mas o ultimate do HF em que ele pega o canhão e explode tudo (Proton Canyon), me marcava muito e era o único especial que eu sabia fazer. Também não tenho ideia de só conseguir ele com a armadura negra e vermelha (conhecida como Stealth) e às vezes pegava com armadura prateada, mas acho que era outro personagem.


Tempos depois, ganhei uma revistinha especial do 11 de setembro, minha primeira HQ que foi ladroada por um cara que não posso citar o nome aqui, mas já foi um grande amigo meu (e graças a Deus que não é mais!).

Dae em diante eu comecei a ganhar umas do meu pai, ele comprava na rodoviária de POA, mas num dia ele comprou num sebo e trouxe uma em que a armadura era o Centurião de Ferro e outra que antecedia as historias com problemas alcoólicos do Tony... mas, enfim, o Centurião me marcou muito, pois eu estava entrando no mundo dos heróis das HQs e por milagre eu achei um prateado (horrível) numa lojinha de R$1,99 ou eu achava que era, enfim, a festa estava feita, recriar a historia em quadrinhos com o suposto boneco.

Não ia demorar muito para eu sair da hype das HQS, os jogos de herois precisavam de computadores melhores ou VGs, desenho japonês começou a dominar a TV e eu fui deixando de lado, apenas no máximo era Batman e Homem-Aranha e eu fui esquecendo o personagem... até que eu joguei o Ultimate Spider-man e voltou a mesma Hype que eu havia tido antes. Então resolvi comprar uma revista do Iron Man junto com as minhas do Ultimate Homem-Aranha, que novamente aquele cara roubou (po eu tinha toda a saga do Carnage completa, doeu muito isso, hahaha!) e, por azar a do Homem de Ferro, achei ele muito babaca, fazendo piadinhas meio idiota contra os outros, se achando demais. Mas tudo bem! A armadura dele conseguiu abafar essas partes...
Passou um tempinho e então eu li na internet que ele havia criado uma guerra: a Guerra Civil dos heróis. A maioria culpava ele e... bem, eles tinham razão! Parece que a cagada que eu senti dele, foi em fila sabe... eu comecei a achar o Tony meio chato e do nada o cara dá uma armadura muito boa para o Aranha, mas do mesmo jeito faz umas coisas de vilão e eu fiquei "Pô! Esse cara era Herói e tá estragando mais coisa que o Doutor Destino!" e para mim, isso é um dos piores pecados. Eu tenho certeza de quem salvou Tony Stark não foi o roteirista, mas sim o filme.

Eu não olhei o filme quando lançou, o personagem havia se estragado para mim, as pessoas que eu não gostava e se arriavam por que eu gostava de HQs louvavam o filme e o pior pecado que poderia ser cometido: o jogo dele era muito avançado para rodar na minha maquina e o de PS2 estava dando defeito, que tristeza maior... juntou tudo.

Mas como sou homem e aprendi a perdoar dei uma chance para ver o filme no Telecine, naquelas degustações malvadas que eles dão para gente... e levei um tapa na cara: o filme estava bom!
Tudo tão bem feito, tudo tão bonito, eu fiquei boquiaberto! E eu criei uma hype para o filme 2, afinal o 1 foi bom, talvez o 2 seria o mesmo, errei feio e explico isso em outro post.

Voltando ao mundo de papel, meu tesão retornou pelas armaduras, por causa de uma imagem que de primeira eu não entendi e pensei que o Tony realmente tinha ficado louco, mas eu procurei melhor e descobri o que era e digo que foi uma das coisas mais geniais que a Marvel fez!

Os apresento Norman Osborn, vulgo Duende Verde, vulgo Patriota de ferro:

Foi totalmente a genial a ideia do globin de juntar os dois maiores heróis da terra em um único ser. É uma ironia tão desgraçada que eu rio só de pensar e, alias, ficou muito bem-feita, puxando a brasa para as armaduras do filme, claro que li muito pouco dos vingadores sombrios, mas o Patriota para mim era tão carismático que fiquei até com dó com o fim dele...

Finalizando depois de toda essa lenga-lenga, infelizmente Anthony Stark está mediano para mim, perdeu os holofotes para outros heróis e ele se tornou muito opcional, mesmo que a Marvel me vomite mil coisas sobre ele na minha cabeça, sei diferenciar as coisas dos filmes e das HQ's, Robert é um bom Stark e esse Stark é os dos filmes... o Stark das HQs continua sendo um babaca, mesmo os escritores dando uma pilula de esquecimento para todos e transformando ele em heroizinho, para mim ele ainda está cheio de pecados e tem que levar muita surra para se redimir.

Este texto é de opinião, peço a de vocês leitores, para talvez conseguir fazer eu mudar de ideia. Se leu até aqui, agradeço muito mesmo e peço paciência para este mau escritor...

Deixo a armadura mais legal do momento: